MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saque da restituição do IR será liberado na quarta (31); Saiba como consultar lote

O quarto lote de restituição do IR (Imposto de Renda) já está disponível para consulta, mas o saque do dinheiro devolvido pela Receita poderá ser feito só na quarta-feira (31). Confira quem recebe agora

Homem segura celular com aplicativo do imposto de renda
Homem segura celular com aplicativo do imposto de renda - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

[email protected]

Publicado em 28/08/2022, às 16h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O quarto e penúltimo lote de restituição do IR (Imposto de Renda) já está disponível para consulta, mas o saque do dinheiro devolvido pelo governo federal para quem pagou mais tributos do que deveria será liberado só na próxima quarta-feira, 31 de agosto de 2022.

Nessa leva, recebem as pessoas físicas que emitiram a declaração até o dia 30 de maio. A Receita Federal vai depositar R$ 6 bilhões a cerca de 4,5 milhões de contribuintes. Desse total, quase R$ 266 milhões serão pagos aos cidadãos com prioridade legal, sendo:

  • 7.855 idosos acima de 80 anos;
  • 60.575 entre 60 e 79 anos;
  • 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave; e
  • 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se a restituição está disponível neste lote, acesse o aplicativo "Meu Imposto de Renda" ou a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal). Na sequência, clique em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". 

+Precisa de grana extra? Saiba como antecipar o 13º salário para receber agora

Como sacar a restituição do IR?

Ao todo, serão cinco lotes. O último será depositado no dia 30 de setembro. A restituição é efetuada somente na conta corrente ou poupança de titularidade do contribuinte indicada na hora da declaração do imposto de renda. Portanto, no dia 31 de agosto, quem recebe no 4º lote poderá sacar a grana na própria conta bancária. Simples assim.

Se, por ventura, o crédito não cair na conta informada, poderá resgatar o valor da restituição com o Banco do Brasil. No entanto, é preciso acessar o Portal BB para reagendar o crédito dos valores. Também há a opção de ligar para a Central de Relacionamento BB pelos telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades); e
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

O crédito ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Passado esse prazo, o cidadão deverá solicitar o dinheiro pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

+Imposto de renda pode ficar mais barato pelos próximos cinco anos; Entenda

Caiu na malha fina?

A restituião não será feita se o contribuinte for incluído na malha fina. Isso ocorre quando a Receita detecta inconsistências nas informações declaradas, em geral por divergência entre os valores recebidos e os informados ao fisco.

Se identificar alguma pendência na hora de consultar a restituição do IR, você pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas. Basta enviar uma declaração retificadora e esperar o próximo lote para receber o dinheiro ao qual fizer jus.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no site JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.