MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

São Paulo promove ação especial para o último dia para regulariza o Título de Eleitor

O prazo final para tirar o Título Eleitor, de forma presencial ou na internet, vai até o dia 04 de maio

São Paulo promove ação especial para o último dia para regulariza o Título de Eleitor
Agência Brasil

Victor Meira | [email protected]
Publicado em 30/04/2022, às 14h28 - Atualizado em 04/05/2022, às 09h08

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A sociedade brasileira está se mobilizando para que os jovens, principalmente aqueles com idades entre 16 a 18 anos, tirem o Título de Eleitor para participar das Eleições de 2022. Inclusive, diversas empresas estão fazendo atos promocionais para aqueles que já têm o documento em mãos, como o Burger King.

Para conseguir atender a demanda, os Cartórios Eleitorais do estado de São Paulo estão promovendo ações especiais nessa última semana para as pessoas tirarem ou regularizarem o Título de Eleitor. 

O prazo final para regularizar a situação do Título Eleitoral vai até hoje (04). Assim, os cartórios paulistas ficam abertos três horas a mais, ou seja, das 9h até às 18h. 

+TSE e Facebook se unem para combater a desinformação nas eleições 2022

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informa que não é preciso fazer um agendamento para tirar o Título de Eleitor durante este período, mas alerta que o atendimento será feito por ordem de chegada. 

Com o prazo final chegando ao fim, aumentou o número de alistamentos de eleitores entre 15 (com 16 anos completos antes das eleições) e 17 anos. “Neste mês, houve um aumento expressivo na emissão de títulos para essa faixa etária, totalizando aproximadamente 272.000 até esta quarta-feira (27), 43% a mais em relação ao fim de março”, informou o TRE paulista.

Título de Eleitor: atendimento para outros serviços também está liberado

Apesar da campanha ser focada para os jovens tirarem o título de eleitor, ainda dá tempo de fazer outros serviços como a transferência do domicílio eleitoral ou inclusão do nome social no título de eleitor - no caso de pessoas transexuais e travestis. 

Além disso, o prazo também vale para os idosos e pessoas com mobilidade reduzida solicitarem transferência de local de votação para uma seção mais acessível. 

Atendimento pode ser feito de forma online

Embora a campanha seja focada para o atendimento presencial, você pode resolver qualquer pendência eleitoral, até mesmo a emissão da primeira via do Título de Eleitor, pela internet. 

Basta apenas que você entre na página do Atendimento Online ao eleitor.

O prazo limite para emitir ou modificar informações relativas ao título de eleitor é decorrente da Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Neste ano, a data do fechamento caiu em 5 de maio.

*com informações da Agência Brasil e TRE-SP

+++Acompanhe as principais informações, como tirar o Título de Eleitor, sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.