MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saiba o que fazer se não receber a restituição do Imposto de Renda nesta sexta

Receita Federal libera o pagamento do último lote de restituição do Imposto de Renda 2022 nesta sexta (30). Consulta já está disponível de forma online

Pessoa acessa aplicativo do Imposto de Renda no celular
Pessoa acessa aplicativo do Imposto de Renda no celular - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

[email protected]

Publicado em 29/09/2022, às 16h36 - Atualizado em 30/09/2022, às 16h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Receita Federal realiza nesta sexta-feira, 30 de setembro, o pagamento do último lote da restituição do Imposto de Renda. O depósito foi feito na conta bancária informada no ato da declaração e já pode ser resgatado. Neste artigo, o JC Concursos explica o que deve ser feito por quem não recebeu a grana.

Devem ser contemplados agora mais de 1,2 milhão de contribuintes que deixaram para enviar a declaração no penúltimo ou no último dia do prazo definido para o IRPF 2022. Ao todo, serão devolvidos R$ 1,9 bilhão para quem recolheu mais impostos do que deveria no ano-base (2021).

Para saber se você foi incluído neste quinto lote, acesse o aplicativo "Meu Imposto de Renda" ou a página da Receita na internet: www.gov.br/receitafederal. Na sequência, clique em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". 

Vale ressaltar que o dinheiro só poderá ser sacado pelo cidadão que não caiu na malha fina. Segundo a Receita, mais de 1 milhão de contribuintes não poderão ter acesso à grana imediatamente por conta de irregularidades identificadas na declaração.

Esse universo representa apenas 2,7% do total de 38.188.642 de IR enviados neste ano. Caso você esteja dentro dessa estatística, fique tranquilo. É possível retificar a declaração para sanar as pendências ou apresentar os documentos que comprovem o envio correto dos dados.

+Saiba a ordem de votação e como emitir o e-Título, que pode ser baixado só até sábado

Malha fina: principais motivos

Confira abaixo quais foram os principais motivos que levaram à malha fina, de acordo com a RF:

  • 41,9%: omissão de rendimentos (salários, ações judiciais e rendimento de aluguel, etc) do titular ou dependentes declarados;
  • 28,6%: problemas de dedução, como gastos médicos, contribuições para a previdência oficial ou previdência privada e pagamento de pensão alimentícia;
  • 21,9%: divergências entre os valores de Imposto de Renda retidos na fonte e declarado pela pessoa física; e
  • 7,6%: deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão ou imposto complementar.

+Tem dinheiro esquecido no banco? BC altera regras para 2ª etapa do Valores a Receber

Não recebi a restituição do IR e agora?

A atitude a ser tomada para conseguir sacar a restituição do Imposto de Renda depende do motivo que ensejou a retenção do reembolso. Quem caiu na malha fina pode entrar no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal) para verificar as pendências, enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes residuais, destinados a quem resolveu a situação com o Fisco.

Porém, caso constate que enviou as informações corretas, será preciso comprovar os dados inseridos na declaração. Aguarde a notificação da Receita Federal, que indicará os documentos a serem apresentados e o prazo para isso. O Processo Digital para a Malha Fiscal deve ser aberto no site do e-CAC, em "Onde encontro”> “Malha Fiscal – Atendimento”.

Quem não caiu na malha fina, mas deixou de receber porque a conta bancária indicada na hora da declaração foi desativada ou estava errada, por exemplo, pode resgatar o valor da restituição diretamente com o Banco do Brasil. Nesse caso, é preciso reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB.

Também há a opção de ligar para a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). O crédito ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.