MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Resultado das eleições 2022: saiba como acompanhar em tempo real pelo celular

Após nove horas de votação, as seções eleitorais foram fechadas em todo o país às 17h deste domingo (2) e o resultado das eleições 2022 já começou a ser apurado pelo Tribunal Superior Eleitora (TSE)

Bandeira do Brasil e urna eletrônica ao fundo
Bandeira do Brasil e urna eletrônica ao fundo - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

[email protected]

Publicado em 02/10/2022, às 17h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Após nove horas de votação, as seções eleitorais foram fechadas em todo o país às 17h deste domingo (2) e o resultado das eleições 2022 já começou a ser apurado pelo Tribunal Superior Eleitora (TSE). Porém, quem ainda está na fila não precisa de preocupar porque todos que chegaram antes das 17h terão o direito de votar.

Neste ano, cerca de 155 milhões de brasileiros estavam aptos a irem às urnas escolher representantes para cinco cargos eletivos: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República, nesta ordem.

No exterior, segundo a Justiça Eleitoral, mais de 697 mil eleitores estavam aptos a votar nos consulados ou representações do Brasil fora do país. O número representa um aumento de 39,21% em relação às eleições gerais anteriores, em 2018.

+Qual é a diferença entre voto branco e voto nulo? Eles vão para o partido?

Como acompanhar o resultado das eleições 2022?

A ansiedade é grande em boa parte dos eleitores, principalmente para conhecer o nome do novo presidente da República, diante da polarização entre os dois candidatos melhores colados nas pesquisas eleitorais ao longo da corrida presidencial: Lula (PT) e Bolsonaro (PL).

O TSE já começou a apuração dos votos, feita a partir da finalização das seções eleitorais. Quando a votação acaba, os dados são assinados digitalmente e gravados em uma mídia de resultado. O boletim de urna (BU), além de assinado, é criptografado. Em seguida, as mídias de resultado são encaminhadas ao local próprio para transmissão.

No caso das localidades de difícil acesso, como aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas, a transmissão é feita via satélite para o respectivo tribunal ou zona. Depois de receber os dados, os Tribunais Regionais Eleitorais iniciam a totalização dos votos (soma de todos os boletins de urna) e a divulgação dos resultados.

Os resultados poderão ser acompanhados em tempo real, na tela do celular, pelo sistema Resultados, com versões para smartphone com sistema Android ou iOS. Quem preferir, pode consultar pelo computador, no Portal do TSE. As consultas podem ser feitas a partir de pesquisa pelo nome da candidata ou do candidato ou pelo cargo em disputa.

O aplicativo informará, em seguida, os nomes de quem for eleito ou daqueles que vão disputar o segundo turno. Também é possível verificar os índices de comparecimento e abstenção; a quantidade de votos válidos, em branco e nulos; e o número de seções totalizadas.

+Lula vence em pelo menos 30 países, segundo boletins de urna; Veja em quais

Crime eleitoral

O Ministério da Justiça e Segurança Pública já contabiliza 275 crimes eleitorais em todo o país. Deste total, 121 resultaram em prisões; e R$ 1,8 milhão apreendido, no total até agora. Seis armas foram apreendidas. Até o momento, o crime eleitoral mais praticado, segundo o boletim, é o de “compra de votos/corrupção eleitoral”, com 97 registros. Crimes de boca de urna somam oito ocorrências; e transporte irregular de eleitores, sete casos.

Do total das 121 prisões ocorridas, a maior parte foi registrada nos seguintes estados:

  • 23 foram em Roraima;
  • 16 no Amapá;
  • 12 no Espírito Santo;
  • 11 no Acre e na Paraíba;
  • 10 prisões no Amazonas. 

Como justificar a ausência?

Caso, por qualquer motivo, você não tenha conseguido votar neste 1º turno das eleições 2022 é preciso comunicar a ausência pelo Sistema Justifica ou, ainda, pelo aplicativo e-Título. Não há limite de justificativa. O eleitor terá o título cancelado, além de ficar sujeito a uma série de restrições, caso não justifique por mais de três eleições seguidas.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos. 

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.