MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Restituição do Imposto de Renda 2022: Receita Federal alerta sobre novo golpe; saiba mais

Receita federal alertou os contribuintes nesta quarta-feira (4) sobre novo golpe do pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022; saiba mais detalhes

Restituição do Imposto de Renda 2022: Receita Federal alerta sobre novo golpe
Restituição do Imposto de Renda 2022: Receita Federal alerta sobre novo golpe - Agência Brasil

Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 04/05/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os contribuintes do Imposto de Renda 2022 precisam ficar atentos a um novo golpe envolvendo a restituição do IR, os criminosos estão usando links falsos para comprovação do pagamento da restituição, a Receita Federal emitiu um alerta nesta quarta-feira (4). 

No novo golpe, os criminosos tentam convencer os contribuintes a confirmar um suposto cadastro para receber a restituição do Imposto de Renda 2022, bem como uma conta gov.br. Os golpistas também informam aos contribuintes uma data para receber reembolsos por meio de uma transferência via PIX. 

Em nota, a Receita Federal ressaltou que é importante ficar atento às cartas enviadas por e-mail. "Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não têm link de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no portal e-CAC e acessadas com segurança por meio de uma conta gov.br".

+++ Prestou concurso público ou processo seletivo? Saiba como excluir seus dados do Google

criminosos
criminosos tentam convencer contribuintes a confirmar dados
Imagem: Reprodução 

Veja calendário da restituição do Imposto de Renda 2022

A Receita Federal prorrogou a entrega da declaração dos ganhos obtidos em 2021, que passou para 31 de maio. Veja calendário de restituição:

  • 1º lote: 31 de maio de 2022
  • 2º lote: 30 de junho de 2022
  • 3º lote: 29 de julho de 2022
  • 4º lote: 31 de agosto de 2022
  • 5º lote: 30 de setembro de 2022

Pix usado para pagar as cotas do IRPF. Entenda 

O cidadão pode pagar as cotas do Imposto de Renda 2022 via Pix, bem como também receber pelo mesmo sistema de transferência de valores instantâneo. No caso, os DARFs passarão a ser impressos com código de barras e QR Code para facilitar o pagamento via Pix. 

Outro ponto é que todos os contribuintes que têm conta gov.br nos níveis prata e ouro terão acesso à declaração pré-preenchida, antes restrita apenas a quem tinha certificado digital. Também será possível pagar o imposto de renda e receber a restituição via PIX, desde que a chave do contribuinte seja o seu Cadastro de Pessoa Física - CPF.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.