MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Redes Sociais é o "mal do século"? Ex-gerente do Facebook quer combater danos à sociedade

Ex-gerente do facebook afirmou nesta quinta-feira (22) que está trabalhando para apresentar soluções para os danos causados pelas redes sociais

Várias pessoas seguram celulares
Várias pessoas seguram celulares - Canva - Redes sociais
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 22/09/2022, às 17h50

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As Redes Sociais têm aproximado as pessoas, conectando negócios a clientes e mudado o comportamento de toda a sociedade. Embora esse não seja o pensamento da ex-gerente do Facebook Frances Haugen, que afirmou querer combater os danos causados pelas mídias. 

Haugen disse nesta quinta-feira (22) que está trabalhando no lançamento de uma organização sem fins lucrativos que terá como principal objetivo apresentar soluções para os dados causados pelas mídias sociais. 

+ Quando o aumento de juros começa a impactar na economia? Entenda como funciona

Embate entre Frances Haugen e Facebook 

A ex-gerente de produto do Facebook, que hoje é Meta, começou a ganhar repercussão e estampar as manchetes de jornais em 2021 após ter revelado como fonte de milhares de documentos internos vazados, além de detalhar as falhas da empresa de mídia social na proteção de adolescentes no Instagram, como o fato da empresa não reprimir discursos de ódio e desinformação sobre vacinas. A empresa sempre discorda da denúncia realizada por Haugen. 

Como funcionará a organização?

A Beyond the Screen, uma organização sem fins lucrativos, irá criar um banco de dados abertos para que seja possível documentar as maneiras como as grandes empresas de tecnologia estão falhando no tocante às obrigações éticas com a sociedade e, ainda, detalhar soluções aparentes, a partir de um comunicado de imprensa. 

Essa organização fará parceria com o Project Liberty, uma organização que se propõe a trabalhar para a construção de um novo protocolo operacional para as redes sociais. Também está na empreitada a Common Sense Media, que atua na defesa de um conteúdo de mídia mais seguro para crianças.

Redes sociais podem fazer mal à sociedade?

Um estudo realizado em 2017 pela Pew Research Center, do Reino Unido, afirma que foram relatados problemas como ansiedade, depressão, solidão, baixa qualidade de sono, autoestima e dificuldade de relacionamento fora das redes, em usuários do Instagram entre o perfil de 18 e 29 anos. A rede foi eleita como a mais tóxica para a saúde mental dos usuários. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.