MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Receita paga R$ 285 milhões com último lote residual do Imposto de Renda do ano

De acordo com a Receita Federal, cerca 175 mil contribuintes receberão o lote residual do Imposto de Renda

Receita Federal realizou o pagamento da última restituição do imposto de renda do ano
Receita Federal realizou o pagamento da última restituição do imposto de renda do ano - JC Concursos

Victor Meira - [email protected]
Publicado em 30/12/2021, às 08h35 - Atualizado às 08h43

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta quinta-feira (30), a Receita Federal realizou o pagamento do último lote residual do Imposto de Renda do ano para as pessoas que caíram na malha fina e já acertaram as contas. Segundo o órgão fiscal, cerca de 175 mil contribuintes já estão com os valores depositados em suas contas bancárias, aquelas que foram informadas na declaração. 

O lote disponibiliza tanto restituições da malha fina de 2021 quanto de anos anteriores. Do total de contribuintes contemplados com último lote residual, 124,7 mil enviaram a declaração corrigida e quitaram as pendências até o dia 22 de novembro. Além disso, há 11,3 mil pessoas cuja a maior fonte é o magistério, 4,1 mil idosos acima de 80 anos e 3,3 mil brasileiros com alguma deficiência física, mental ou doença grave. A Receita Federal abriu consulta ao lote residual na quinta-feira (23) da semana passada.

Se a restituição do lote residual não foi depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão retidos no Banco do Brasil. O contribuinte tem um prazo de até um ano para resgatar o dinheiro. Neste caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se não resgatar o dinheiro em até um ano, a solicitação da restituição deverá ser feita, exclusivamente, no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

*com informações da Agência Brasil e Receita Federal

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.