MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Quase metade dos trabalhadores não se sentem amparados pelas empresas

Jovens estão sentindo a falta de apoio necessário para progredir. 30% dos funcionários de todas as faixas etárias poderão pedir demissão nos próximos seis meses

Parte dos funcionários de todas as faixas etárias poderão pedir demissão nos próximos seis meses
Parte dos funcionários de todas as faixas etárias poderão pedir demissão nos próximos seis meses - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 15/02/2024, às 17h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Oferecer oportunidades de crescimento no local de trabalho não é apenas um incentivo, mas uma necessidade premente em um ambiente empresarial cada vez mais desafiador. Isso é especialmente verdadeiro em uma época marcada por altos níveis de estresse e desengajamento.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

Um estudo recente divulgado pela plataforma de desenvolvimento de carreira INTOO revelou que muitos trabalhadores, particularmente os mais jovens, estão sentindo a falta de apoio necessário para progredir em suas carreiras. A pesquisa destaca que a Geração Z, composta por colaboradores com até 26 anos, é particularmente afetada por essa lacuna de suporte.

Segundo o estudo, 59% dos funcionários de todas as faixas etárias indicaram que suas empresas raramente ou nunca os ajudam a explorar oportunidades de crescimento fora de seus departamentos atuais. Além disso, 46% dos trabalhadores afirmaram que seus gestores não sabem como auxiliá-los no desenvolvimento de suas carreiras.

Parte dos funcionários de todas as faixas etárias poderão pedir demissão nos próximos seis meses

Os resultados também mostram que a Geração Z busca ativamente orientação e aprendizado no trabalho, mas muitas vezes se depara com obstáculos, como gestores ocupados demais para fornecer a assistência necessária. Surpreendentemente, 47% dos entrevistados afirmaram que confiam mais em ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, do que em seus gerentes quando se trata de orientação profissional.

Sobre essa tendência, especialista destaca a necessidade de as empresas adaptarem suas estratégias para atender às demandas dessa nova geração de talentos. Ressalta ainda a importância de criar ambientes de trabalho mais dinâmicos e receptivos às necessidades de orientação e apoio dos funcionários.

Os líderes de recursos humanos também foram consultados no estudo, fornecendo uma perspectiva preocupante sobre o futuro da retenção de talentos. Eles previram que cerca de 30% dos funcionários de todas as faixas etárias, e impressionantes 44% da Geração Z, provavelmente pedirão demissão nos próximos seis meses devido à falta de apoio para o desenvolvimento de suas carreiras.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.