MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

PT lança Lula como pré-candidato às eleições 2022; Alckmin não esteve presente

Pré-candidatura de Lula à presidência da república nas eleições 2022 contou com a presença de movimentos sociais, artistas e influenciadores. O movimento foi denominado Vamos Juntos Pelo Brasil

Eleições 2022: Lula e Alckmin de mãos dadas
Eleições 2022: Lula e Alckmin de mãos dadas - Divulgação

MYLENA LIRA | [email protected]
Publicado em 08/05/2022, às 07h41

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Agora é oficial. Luiz Inácio Lula da Silva vai concorrer à presidência da república nas eleições 2022. O PT (Partido dos Trabalhadores) lançou a pré-candidatura de Lula ao cargo no último sábado (7), com a presença de lideranças de outros partidos que apoiam o ex-presidente, centrais sindicais, movimentos sociais, artistas e influenciadores. O movimento foi denominado Vamos Juntos Pelo Brasil. Geraldo Alckmin (PSB), porém, não esteve presente na solenidade.

O ex-governador do Estado de São Paulo foi oficialmente confirmado para o posto de vice-presidente, mas não pode comparecer ao evento porque está com Covid-19. De casa, Alckmin falou por vídeo que nenhuma divergência do passado ou mesmo eventual discordância futura serão motivos para ele deixar de apoiar Lula. "É com muito orgulho que faço isso, com respaldo, confiança e participação do meu partido”, afirmou.

O petista, que está à frente de Bolsonaro (PL) nas pesquisas de intenções de votos para as eleições 2022, disse que tem a missão de restaurar a soberania do Brasil e do povo brasileiro junto com os que o apoiam. Para Lula, o lançamento da pré-candidatura foi um dia especial por conseguir juntar todas as forças políticas progressistas em torno da campanha.

"Tudo o que fizemos e o povo brasileiro conquistou está sendo destruído pelo atual governo. O Brasil voltou ao Mapa da Fome da ONU, de onde havíamos saído em 2014, pela primeira vez na história. Não vamos desistir, quem tem uma causa jamais pode desistir da luta", ressaltou.

+Eleições 2022: Lula segue na liderança com 41%, aponta pesquisa Modalmais/Futura

Lula destacou que o diálogo foi marca registrada do seu governo quando comandou o Brasil, com abertura para a sociedade civil junto aos ministérios. "Vamos ter que fazer isso novamente e para isso apresento o imenso legado do nosso governo. Fizemos muito, mas tenho consciência de que ainda é preciso e possível fazer muito mais", reforçou.

Eleições 2022: chapa Alckmin e Lula

Após 33 anos no PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Geraldo Alckmin deixou o partido e, em março deste ano, filiou-se ao PSB (Partido Socialista Brasileiro). O ex-governador de São Paulo disputou outras eleições contra Lula para o cargo que hoje apoia o petista. Concorrer ao lado de Lula, como vice-presidente, será possível por conta da coligação formada entre:

  • PSB;
  • Solidariedade;
  • Rede;
  • Psol; e
  • PT.

A pré-candidatura de Alckmin como vice de Lula foi anunciada pelo PSB na rede social:

Nas coligações, os partidos só podem se coligar para lançar candidatos para as eleições majoritárias (prefeito, governador, senador e presidente da República). A coligação tem natureza eleitoral e se extingue após as eleições 2022.

+Eleições 2022: veja calendário de debates dos candidatos a presidente

Além disso, o PT, PCdoB e o PV formaram uma federação partidária para disputar as eleições 2022 nos cargos de vereador, deputado estadual, deputado distrital e deputado federal. Na federação partidária, as siglas ficam unidas ao longo de quatro e são equiparadas a partidos políticos.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.