MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Presidente Lula sanciona o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura

Medida almeja a promoção da diversidade cultural, a universalização do acesso aos bens culturais. Ministra também anunciou a expansão do Ministério da Cultura

Presidente Lula enalteceu o papel crucial da cultura e da arte na sociedade
Presidente Lula enalteceu o papel crucial da cultura e da arte na sociedade - Ricardo Stuckert
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 05/04/2024, às 16h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao Recife, participou de um evento nesta quinta-feira (4), para sancionar o projeto de lei que estabelece o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC). A cerimônia, realizada no Teatro Luiz Mendonça, contou com uma participação expressiva, reunindo não apenas autoridades e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, mas também uma gama de artistas e realizadores culturais.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

O SNC, delineado nos princípios constitucionais, almeja a promoção da diversidade cultural, a universalização do acesso aos bens culturais e o incentivo à produção e difusão do conhecimento cultural. Sua estrutura de governança, colaborativa entre os diferentes níveis federativos, reflete um compromisso com a participação social e a efetivação de políticas culturais.

O presidente Lula enalteceu o papel crucial da cultura e da arte na sociedade, reconhecendo o esforço diário dos envolvidos em despertar o interesse e a criatividade nas pessoas.

O senador Humberto Costa (PT-PE), relator do projeto no Senado, ressaltou a importância do papel do Congresso Nacional na aprovação dessa medida, destacando a significância do SNC para a estruturação de uma política cultural nacional.

A ministra Margareth Menezes relembrou que o SNC era uma demanda antiga do setor cultural e celebrou sua implementação como uma garantia da continuidade do Ministério da Cultura. Ela também anunciou a expansão do Ministério da Cultura para todos os estados, com o intuito de levar ações culturais a locais antes negligenciados.

Além disso, a ministra destacou o impacto econômico do setor cultural, evidenciando sua contribuição significativa para o PIB do país e enfatizando a importância de investimentos contínuos nessa área.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.