O prazo para regularizar o documento encerra no dia 31, próxima terça-feira, para dois grupos de motoristas habilitados no Estado de São Paulo. Saiba quem precisa renovar a CNH
MYLENA LIRA | [email protected]
Publicado em 25/05/2022, às 19h00
O Poupatempo abriu hoje, 25 de maio de 2022, 9,4 mil novas vagas para os motoristas de São Paulo que precisam renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) neste mês de maio. O prazo para regularizar o documento encerra no dia 31, próxima terça-feira, para dois grupos: quem tem CNH que venceu nos meses de janeiro e fevereiro de 2021.
Ao todo, segundo estimativas do Detran.SP, cerca de 170 mil motoristas estão com as habilitações vencidas no Estado. Quem ainda não regularizou a habilitação pode aproveitar a oportunidade no último mutirão do mês do Poupatempo, que será promovido no próximo sábado (28), em todas as unidades do estado. Para ter acesso às vagas do evento, é preciso pelos canais digitais – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento.
Em regra, o prazo permitido para dirigir com a habilitação vencida é de até 30 dias. Porém, o prazo para renovar a CNH foi suspenso pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por conta do período pandêmico. Assim, mesmo com o documento vencido há mais de um ano era permitido circular pelas vias normalmente, sem correr o risco de ser autuado, até agora. A partir da próxima semana, só o condutor que renovar a CNH via Poupatempo ou Detran.SP estará apto a pegar o volante.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é infração gravíssima dirigir com a CNH vencida. Ao ser flagrado na fiscalização, o motorista é autuado e recebe multa de R$ 293,47, além de ter sete pontos inseridos em seu prontuário. Esse tipo de infração coloca o seu direito de dirigir em risco, pois interfere no limite de pontos permitidos.
LEIA TAMBÉM
Ao somar 20 pontos, caso acumule duas infrações gravíssimas, poderá ter o direito de dirigir suspenso. Caso tenha apenas uma infração de 7 pontos, a suspensão ocorre com 30 pontos. O melhor dos mundos é evitar infração gravíssima, pois sem registrar 7 pontos de uma só vez só poderá perder o direito de conduzir se somar 40 pontos. Vale ressaltar que a somatória sempre leva em conta um período de 12 meses.
Além da via tradicional de forma presencial nas unidades do Detran.SP ou Poupatempo, é possível optar pela renovação simplificada pela internet. O serviço está disponível para quem não tem bloqueio no prontuário, como os de suspensão ou cassação. O passo a passo pode ser consultado aqui.
No Estado de São Paulo, o motorista vai desembolsar os valores abaixo para regularizar o documento:
Motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.