MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Posse de Lula terá presença de mais de 20 artistas e 12 chefes de estado; Veja nomes

A posse de Lula contará com a presença do rei da Espanha, diversos presidentes e artistas, como Pablo Vittar, BaianaSystem, Gabi Amarantos, Duda Beat e Martinho da Vila. Confira lista completa

Lula com bandeira do Brasil atrás
Lula com bandeira do Brasil atrás - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

[email protected]

Publicado em 07/12/2022, às 17h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Lula (PT) venceu as eleições 2022 no segundo turno, em uma disputada apertada contra Bolsonaro, conforme resultado apurado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para a posse de Lula, está sendo preparada uma grande festa, que contará com a presença de mais de 20 artistas e 12 chefes de estado.

O petista recebeu 60.345.999 votos ao todo, o que correspondeu a 50,90% dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos. O atual presidente foi votado por 58.206.354 cidadãos (49,10%). Foi a primeira vez na história, após a democratização, que um chefe de estado não consegue ser reeleito.

Segundo o embaixador Fernando Luís Lemos Igreja, chefe de cerimonial da posse, 12 chefes de Estado e de governo já confirmaram presença. Foram eles os presidentes de:

  • Alemanha;
  • Angola;
  • Argentina;
  • Bolívia;
  • Cabo Verde;
  • Chile;
  • Colômbia;
  • Costa Rica;
  • Guiné-Bissau;
  • Portugal;
  • Timor Leste; e
  • rei da Espanha.

Além disso, autoridades em outros níveis, como chanceleres, também vão prestigiar o evento, que será realizado em Brasília e aberto a todos o publico. Segundo a futura primeita-dama, Janja, cera de 300 mil pessoas psão esperadas na festa da posse na capital federal, que está sendo chamada de Festival do Futuro.

+Auxílio Caminhoneiro de R$ 1.000,00 será antecipado; Saiba data do último depósito

Posse de Lula: esquema do evento

Janja coordena a cerimônia da posse e afirmou que, além da posse institucional, haverá uma festa popular. Já estão confirmados mais de 20 artistas para a ocasião, muitos deles apoiaram a campanha do petista rumo ao Palácio do Planalto.

A posse institucional seguirá o protocolo tradicional, começando com o desfile do novo presidente em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios e chegando ao Congresso Nacional, para a posse oficial, no plenário do Senado, que deve ocorrer por volta das 14h30.

Depois, o presidente segue para o Palácio do Planalto, onde recebe a faixa presidencial, faz o discurso no Parlatório e recebe cumprimentos dos chefes de Estado e de governo presentes na cerimônia.

De acordo com Janja, a estimativa é que tais protocolos se encerrem até 18h30, para que comecem os shows programados para a Esplanada. Às 19h30, está prevista recepção às delegações estrangeiras no Palácio do Itamaraty.

Vaquinha para o Festival do Futuro

O PT lançou, nesta quarta-feira, uma campanha de arrecadação para a festa da posse de Lula. O valor arrecadado será usado no transporte, alojamento e acolhimento das caravanas que vêm a Brasília, na montagem da estrutura dos shows e atrações do festival, no reforço da segurança, nas exibições culturais, entre outros.

As últimas atrações anunciadas para o Festival do Futuro foram Paulo Miklos, Zélia Duncan, Thalma de Freitas, Francisco el Hombre, Jards Macalé e Geraldo Azevedo. Na semana passada, já haviam sido confirmados Kleber Lucas, Leonardo Gonçalves, Margareth Menezes e Paulinho da Viola. Titi Müller e Paulo Vieira farão a transmissão do evento.

No total, mais de 20 artistas vão se apresentar em dois palcos batizados de Gal Costa e Elza Soares, em homenagem a dois grandes nomes da música e da cultura brasileira que faleceram em 2022. Os primeiros nomes anunciados, de diversos gêneros e regiões do Brasil, foram Pablo Vittar, BaianaSystem, Gabi Amarantos, Duda Beat, Martinho da Vila, Os Gilsons, Luedji Luna, Tereza Cristina, Fernanda Takai, Johnny Hooker, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Tulipa Ruiz, Maria Rita, Almério, Valesca Popozuda e Juliano Maderada.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.