MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Por que fazer uma pós-graduação? 8 razões para começar a sua!

Por que fazer uma pós-graduação? 8 razões para começar a sua!A pós-graduação pode ser a resposta para várias perguntas sem resposta na sua vida profissional e acadêmica. Quer saber mais?

Por que fazer uma pós-graduação? 8 razões para começar a sua!
Getty Images

PUBLIEDITORIAL
Publicado em 09/04/2021, às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em parceria com Gran Cursos Online

Você se formou a pouco tempo e ainda não conquistou uma vaga no mercado de trabalho? Está trabalhando, mas se sente desatualizado? Vai prestar concurso, mas se deparou com a prova de títulos? Se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, a pós-graduação é a solução para você

Algumas questões podem surgir quando falamos sobre pós-graduação. Talvez você se questione se é um investimento que vale a pena, se você terá tempo para se dedicar e trabalhar, se não será apenas mais um certificado na sua parede.

Foi buscando responder essas perguntas e anseios que preparamos esse artigo, reunindo os 8 principais motivos por quê você deveria fazer sua pós-graduação ainda em 2021. Fique conosco e confira!

Pós-Graduação: o que é?

Como o próprio nome já sugere, a pós-graduação é um formação acadêmica que vem depois da graduação; isto é, um tipo de especialização, seja teórica ou técnica. No Brasil podemos dividir esse tipo de formação entre Stricto sensu e Lato sensu. Se você não sabe dizer qual a diferença, confira abaixo!

Pós-graduação Stricto Sensu

Costumam ser programas mais voltados para a parte teórica da especialização e voltados para a formação de pesquisadores e acadêmicos. Nessa categoria entram o mestrado e o doutorado que são programas mais extensos (2 a 4 anos) e que garantem um diploma ao aluno, além do título de mestre ou doutor.

Para ingressar nesse tipo de pós-graduação, o aluno deverá cumprir alguns requerimentos que variam de acordo com a Instituição de Ensino escolhida. Dentre eles podemos citar:

  • Apresentação de pré-projeto de pesquisa;
  • Prova de proficiência em idiomas;
  • Entrevistas;
  • Avaliações escritas.

Pós-graduação Lato Sensu

São programas acadêmicos com cargas horárias reduzidas, voltados para o aprofundamento do profissional em áreas. Aqui entram o MBA e a especialização. Em essência, esses cursos são menores, geralmente sendo concluídos em até 18 meses. Além disso, eles apresentam o diferencial de serem completamente voltados para o âmbito prático de atuação profissional.

Pós-Graduação: 8 razões para fazer!

Agora que você já conhece os tipos de pós-graduação que você pode fazer no Brasil, vamos te apresentar os benefícios desse novo compromisso acadêmico.

1. Diferencial no currículo

mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e por isso, muitas vezes não é suficiente ter apenas o diploma de ensino superior para garantir uma vaga. Entrevistas e processos de recrutamento estão cada vez mais exigentes, requerendo um preparo cada vez maior do candidato, mesmo para vagas mais básicas.

A pós-graduação aparece como uma solução para impressionar os recrutadores, mesmo que você esteja a algum tempo parado profissionalmente. Isso porque, apesar de não ser uma experiência profissional em si, o certificado de uma pós-graduação mostra à empresa que você não ficou parado, que buscou se especializar.

Além disso, os programas de graduação lato sensu estão fortemente ligados à prática de competências diárias do profissional. Tudo isso pode mostrar ao seu recrutador que você é o candidato mais qualificado para exercer aquela função.

A pós-graduação também te ajuda se você é recém formado. Afinal, uma das maiores queixas deles é a exigência de experiência profissional para vagas básicas no mercado de trabalho. A pergunta que fica no ar é: Como vou conseguir experiência se não se contrata quem não tem experiência? A resposta é: por meio da pós-graduação! 

2. Salários melhores

Pesquisas diversas realizadas ao longo dos anos revelam que os profissionais com pós-graduação apresentam percentuais de pagamentos substancialmente maiores do que aqueles que nunca procuraram a especialização. A  54ª edição da Pesquisa Salarial, realizada pela Catho Educação, por exemplo, avaliou mais de 2 milhões de trabalhadores em 2020 e chegou às seguintes conclusões:

  • Em cargos de diretoria, os executivos que apresentam pós-graduação recebem 47,2% a mais do que aqueles sem a especialização.
  • Em cargos operacionais e de assistência, o percentual de aumento no salário é de25%. 

3. Promoções

Se você busca subir de cargo, o melhor caminho é pela especialização. Afinal, não dá para apostar apenas nos “anos de casa” que você tem. Seu gestor precisa saber que você está equipado de forma técnica para atender à demandas mais específicas de cargos de gestão ou diretoria, por exemplo. Ao adicionar uma pós-graduação ao seu conjunto de competências, você aumenta suas chances de ser reconhecido e promovido.

4. Recolocação profissional

Se você busca mudar de área, mas ainda não pode se comprometer com uma segunda graduação, a pós-graduação pode ser um bom início. Basta se lembrar que esses cursos apresentam valores mais acessíveis, são mais curtos e podem realizados de maneira até completamente remota. Assim, a construção do seu currículo não fica parada até que você possa se dedicar ao seu novo projeto de recolocação.

Especialmente para quem pretende mudar de carreira depois de muito tempo em uma determinada área, esse passo é muito importante até para que você não deixe a inércia do dia-a-dia acabar com seu sonho de recolocação profissional.

5. Networking

networking ou rede de relacionamentos é essencial para o desenvolvimento e oportunidades do profissional de qualquer área. Ao cursar uma pós-graduação, você fica em contado com uma série de outros profissionais (professores e alunos) que atuam na mesma carreira que você. Assim, você pode tecer conexões capazes de abrir muitas portas no futuro.

6. Passar em um concurso público

Você sabia que a pós-graduação pode te ajudar a passar no concurso público dos sonhos? Por meio da prova de títulos você garante pontuação adicional que pode ser o fator decisivo entre a sua nomeação e de outro candidato.

Mas como isso funciona?

A prova de títulos é uma modalidade de avaliação classificatória presente em alguns concursos públicos. É muito comum para a área de educação, saúde e magistratura. Porém, foi observada também em vários outros tipos de concurso. Caso seu concurso público apresente a prova de títulos, ela será indicada no edital do certame, juntamente com todas as especificações (datas e forma de envio, métodos de avaliação).

O certificado de pós-graduação (devidamente reconhecido pelo MEC) é aceito na maioria dos concursos públicos e pode servir para te garantir essa pontuação extra. E já que a pós-graduação é voltada para melhorar o desempenho do funcionário na sua função, já existem as pós-graduações também voltadas para os concurseiros. Fique conosco porque o Gran tem uma surpresa para você!

7. Melhorar seu desempenho e produtividade

Na correria do dia-a-dia muitas vezes aprendemos a fazer as coisas “na pressa”, sem dominar completamente todos os processos. Você já se sentiu assim? Existe também aquela sensação de que todo mundo parece estar fazendo funções mais rápido que você. Se você se sente assim, também irá se beneficiar muito da pós-graduação!

Esses programas são pensados para te ajudar na sua vida profissional, trazendo maior facilidade na realização de tarefas do dia-a-dia e maior autoridade na hora de tratar questões. Dessa forma você pode deixar inseguranças e dificuldades técnicas para trás, garantindo maior satisfação, eficiência e melhores resultados no seu dia de trabalho.

8. Aprendizado nunca é desperdício de tempo

Ao final do dia, a pós-graduação não deve ser pensada apenas como uma nova linha no seu currículo. Ela é uma conquista e traz consigo novas competências, conhecimentos e vivências adquiridas. E isso, em si, não tem preço. Como diria o próprio Albert Einstein: “O conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você.”

Aprender coisas novas nunca é um desperdício de tempo. Além disso, se você ainda estiver na dúvida, pense no que acontece se você não fizer uma pós-graduação: nada, não é mesmo? Partindo desse princípio, o resultado final sempre será positivo. Por isso, se você ainda não fez sua pós-graduação ou se já fez, mas quer fazer outra a melhor hora é sempre agora!

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.