MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Pix parcelado tem juros? Veja como fazer e taxas aplicadas

O Banco Central autorizou os bancos a oferecerem opção do pix parcelado, ferramenta do BC é a mais usada entre os brasileiros; Saiba como funciona

Uma mulher digita em um celular
Uma mulher digita em um celular - Divulgação - Pix parcelado
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 13/11/2022, às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Pix caiu no gosto dos brasileiros e passou a ser utilizado por milhões de brasileiros todos os dias. A ferramenta de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) tem se aperfeiçoado e hoje já conta com o pix parcelado

Segundo informações do BC, até o final de 2021, ao menos 110 milhões de brasileiros já tinham realizado pelo menos uma transição utilizando a ferramenta. Um dos motivos para a popularização é que o pix é livre de taxas e permite movimentações financeiras 24 por dia, durante todos os dias de semana.

+ Prova do Enem será aplicada hoje (13); Saiba o que levar para o exame

Parcelamento no PIX? 

Você sabe como funciona o parcelamento no pix? Com ele, o consumidor poderá dividir a transação em até 12 ou 24 vezes. Esse serviço já é oferecido pelo Mercado Pago, PicPay e Santander. No caso do Mercado Pago, as taxas de juros chegam a 2,5% ao mês, o Santander 2,9% e no caso do PicPay a taxa chega a 2,99%. O valor é atrativo em comparação aos juros do cartão de crédito que custam a partir de 6,53% ao mês. 

No entanto, por mais que a funcionalidade ofereça uma maior comodidade para os consumidores, a operação pode deixar os consumidores endividados, por isso é importante que os usuários fiquem atentos para evitar o problema. 

Ao realizar a operação, o usuário estará solicitando um crédito pessoal. O procedimento é realizado de maneira 100% digital e o cliente do banco no qual oferece esse serviço já pode saber no ato do pagamento quanto de juros irá pagar para transferir o dinheiro. 

Vale a pena utilizar o serviço? 

Antes de tudo, o usuário precisa tomar alguns cuidados com o pix parcelado. Vale lembrar que esse dinheiro será um valor a mais a ser pago no seu orçamento. Já que ao realizar a operação, o dinheiro que foi tomado emprestado virá na próxima fatura do cartão de crédito. Com isso, é importante planejar bem as contas pessoais para que o uso da ferramenta não possa extrapolar os gastos do orçamento. 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.