MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

PIB do 2º trimestre surpreende e fica bem acima da expectativa do mercado financeiro; veja os dados

O setor da economia que apresentou a maior taxa de crescimento e ajudou nos resultados do PIB foi o industrial

PIB do 2º trimestre surpreende e fica bem acima da expectativa do mercado financeiro; veja os dados
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

[email protected]

Publicado em 01/09/2022, às 09h43

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta quinta-feira (01), o PIB (Produto Interno Bruto, a soma de todos os produtos e serviços da economia) do 2º trimestre de 2022. O resultado foi positivo com o crescimento de 1,2% em comparação com o 1º trimestre. Ao comparar com o mesmo período do ano passado, os números são ainda melhores, um avanço de 3,2%.

Os resultados do PIB foram bem melhores do que a expectativa do mercado financeiro. Em comparação com o 1º trimestre, o mercado esperava um crescimento de 0,9%. Nos dados anuais, os analistas projetavam um avanço de 2,8%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o PIB cresceu 2,6% na comparação com os quatro trimestres anteriores. Em 2022, o PIB acumula alta de 2,5%.

Em relação a valores circulando na economia, o IBGE informa que houve uma movimentação de R$ 2,4 trilhões no 2º trimestre de 2022.

No 2º trimestre de 2022, a taxa de investimento foi de 18,7% do PIB, ficando estável frente à observada no mesmo período de 2021 (18,6%).

PIB: resultados por setor

Diferente dos resultados do 1º trimestre de 2022, todos os setores da economia apresentaram crescimento. O maior deles foi observado na  Indústria (2,2%), seguida pelos Serviços, que avançaram 1,3%, e a Agropecuária, que expandiu 0,5%.

Na Indústria, o destaque vai para os desempenhos positivos de 3,1% na atividade de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, de 2,7% na Construção, de 2,2% nas Indústrias Extrativas e 1,7% nas Indústrias de Transformação.

Em Serviços, apresentaram resultados positivos: Outras atividades de serviços (3,3%), Transporte, armazenagem e correio (3,0%), Informação e comunicação (2,9%), Comércio (1,7%), Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,4%) e Atividades imobiliárias (0,3%). 

Por outro lado, houve queda em Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (-0,8%).

+++Acompanhe as principais informações sobre os dados econômicos, como o PIB, na editoria de Sociedade do JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.