MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Pesquisadora mapeia perfil da extrema pobreza no Brasil e apresenta soluções

Durante seminário na Câmara dos Deputados que ocorreu ontem (29), a pesquisadora Fernanda Savicki apresentou perfil da extrema pobreza no país

Uma mulher segura um pote vazio
Uma mulher segura um pote vazio - Canva - Perfil da extrema pobreza no Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 30/11/2022, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A pesquisadora da Associação Brasileira de Agroecologia, Fernanda Savicki de Almeida, durante seminário promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (29) apresentou o perfil da extrema pobreza no Brasil. De acordo com Almeida, em sua maioria são mulheres do sexo feminino pretas e indígenas que residem no meio rural. 

Sobre a questão, a especialista observa que a igualdade de gênero no mercado de trabalho rural continua sendo um bem raro para as mulheres, que representam 51,8% da população brasileira. Ainda de acordo com ela, além das dificuldades comuns aos trabalhadores urbanos, as mulheres do campo estão à frente dos conflitos do campo relacionados ao desmatamento ilegal e ao extrativismo predatório, sendo as principais responsáveis ​​pela conservação dos recursos naturais.

Neste caso, o trabalho da mulher no campo perpassa várias formas de extrativismo, a exemplo da castanhas, óleos, pesca e, ainda, enfrenta desafios, como a sobrecarga de trabalho, o baixo acesso aos meios de produção  de terra, água, semente e insumos, além da baixa autonomia econômica, além da falta de acesso digital.

+ Imposto de Renda: Receita paga lote residual de restituição nesta quarta (30); veja

Soluções para uma autonomia econômica 

A representante da Associação Nacional de Procuradores do Trabalho, Lydiane Machado e Silva também falou durante o evento, ela destaca a desigualdade de gênero e vulnerabilidade das mulheres como fator determinante para o impedimento do crescimento econômico e que o aumento da renda não resolve a questão da violência. 

Como saída para este cenário de extrema pobreza, a deputada Maria Rosas (Republicanos-SP) defendeu a aprovação de iniciativas para programa de crédito para este público, como o PL 2589/21 que cria o Programa Crédito da Mulher e do PL 2478/21 que cria o Selo Empresa Amiga da Mulher.

Sobre o programa de crédito, a medida está apensada ao Projeto de Lei 1883/21, que trata de temática semelhante. A proposta aguarda votação na Comissão de Finanças e Tributação. O projeto do Selo da Empresa Amiga está tramitando junto ao Projeto de Lei 2062/21 e espera votação na Comissão de Trabalho.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.