Apesar do petista aparecer com 44% das intenções de votos no 1º turno e Bolsonaro com 36%, os dados mostram redução na diferença entre os candidatos às eleições 2022. Veja detalhes da nova pesquisa eleitoral divulgada hoje (6)
MYLENA LIRA | [email protected]
Publicado em 06/07/2022, às 15h36
Nova pesquisa eleitoral PoderData, divulgada nesta quarta-feira, 6 de julho de 2022, indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém vantagem sobre Bolsonaro (PL) na disputa pelas eleições 2022. Os dados mostram que o petista tem 44% das intenções de votos no 1º turno, enquanto o candidato à reeleição pelo Partido Liberal aparece com 36%.
Lula também leva a melhor na simulação de um possível 2º turno, desbancando o ex-capitão do Exército com 50% contra 38%. A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 5 de julho, mediante entrevista por telefone com 3 mil cidadãos de 317 cidades nos 26 estados e no Distrito Federal. O percentual de confiança é de 95%.
Ao analisar a região e o perfil dos eleitores, Lula tem maior apoio:
Bolsonaro, por sua vez, tem desempenho melhor no Norte (56%; Lula tem 36%). Nas demais regiões, os dois têm empate técnico. O atual chefe da nação se destaca mais entre as pessoas que ganham 5 ou mais salários.
LEIA TAMBÉM
+Mutirão de estágio da Prefeitura de Guarulhos oferece 1,3 mil vagas
Apesar do candidato do PT manter a preferência dos eleitores entrevistados na nova pesquisa eleitoral, Bolsonaro reduziu a diferença. Isso porque ele subiu dois pontos percentuais (de 34% para 36%) na simulação da disputada no 1º turno e três pontos percentuais (de 35% para 38%) no cenário do 2º turno.
Levanto em consideração a margem de erro, que é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, pode-se dizer que a corrida pelas eleições 2022 se manteve estável, mesmo Lula tendo oscilado dois pontos para baixo na pesquisa do 2º turno.
Com a desistência de João Doria ao posto de chefe do executivo nacional, os outros pré-candidatos juntos acumulam 11% das intenções de voto para o 1º turno. Ciro Gomes (PDT) continua em terceiro lugar, com 5% e, na sequência, André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) empatam com 3% cada.
+Tecnologia 5G implantada hoje no Brasil. Veja aparelhos compatíveis
Luiz Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros), Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não tiveram menções suficientes para pontuar, segundo divulgou o portal Poder360. A pesquisa eleitoral do PoderData foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06550/2022.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.