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Passageiros enfrentam calor extremo dentro de trens em São Paulo

Trens mais antigos estavam com as janelas abertas, prejudicando o sistema de resfriamento. ViaMobilidade confirmou a existência de problemas nos aparelhos de ar-condicionado

Ventilação de trens antigos é mais fraca em comparação aos carros mais novos
Ventilação de trens antigos é mais fraca em comparação aos carros mais novos - Divulgação/CPTM
Pedro Miranda

Pedro Miranda

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Publicado em 16/11/2023, às 18h34

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Durante os intensos dias de calor vivenciados na capital paulista entre segunda-feira e terça-feira desta semana, usuários das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade enfrentaram desconforto devido a falhas no sistema de ar-condicionado de alguns trens.

O fenômeno climático, que levou as temperaturas a atingirem 37,7ºC, foi agravado pelo fato de que em alguns veículos mais antigos, cedidos pela CPTM à ViaMobilidade, as janelas estavam abertas, comprometendo a eficiência do ar-condicionado.

Durante a cobertura realizada pelo g1 na tarde desses dias, foi constatado que os trens mais recentes circulavam com as janelas fechadas, proporcionando um ambiente mais confortável aos passageiros. Por outro lado, trens mais antigos, provenientes da CPTM, estavam com as janelas abertas, prejudicando a efetividade do sistema de resfriamento.

Em resposta às questões levantadas, a ViaMobilidade confirmou a existência de problemas nos aparelhos de ar-condicionado dos trens cedidos pela CPTM e afirmou ter adquirido válvulas originais para realizar as substituições necessárias. A empresa esclareceu que a orientação é para que os passageiros não abram as escotilhas, mas reconheceu que, em dias de calor extremo e com vagões lotados, isso pode ocorrer.

Ventilação de trens antigos é mais fraca em comparação aos carros mais novos

Durante entrevista com passageiros, foi relatado ao g1 que, em geral, o ar-condicionado dos trens está sempre ligado, mas nos modelos mais antigos, a ventilação é mais fraca em comparação aos carros mais novos. A ViaMobilidade ressaltou que a situação varia conforme o trem e reconheceu que, devido ao calor intenso, alguns trens podem não estar conseguindo atender à demanda.

A empresa divulgou uma nota informando que assumiu a operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda em janeiro de 2022 e, em agosto de 2022, concluiu o primeiro ciclo de revisão, limpeza técnica e manutenção corretiva dos aparelhos de ar-condicionado. No entanto, durante o segundo ciclo de manutenção, identificou problemas nas válvulas de alguns aparelhos, o que resultou em oscilações no controle de temperatura e desligamentos automáticos em alguns casos.

Para solucionar o problema, a ViaMobilidade encomendou 700 peças do modelo original, com previsão de entrega no início de 2024. A substituição das válvulas já começou, utilizando dispositivos mantidos em estoque, e está prevista para ser concluída em abril de 2024. A empresa assegura que, com a troca, os aparelhos voltarão a operar conforme os padrões originais de fábrica, corrigindo as instabilidades de temperatura.

A ViaMobilidade destacou que as observações sobre temperatura feitas pelos passageiros são enviadas à área técnica, e os trens são recolhidos para manutenção após o horário de pico para avaliação, garantindo a segurança e o conforto dos usuários.

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