Quem não regularizar o título do eleitor até 19 de maio pode ter o documento cancelado e ficar impedido de tirar CPF, assumir cargo público e muito mais. Veja como resolver
Quem não regularizar o título do eleitor até segunda-feira (19) pode ter sérios problemas — incluindo ficar fora de concursos, sem CPF e até impedido de votar nas eleições de 2026.
O alerta foi dado pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante a abertura da sessão plenária desta terça-feira (13). Segundo o TSE, mais de 5 milhões de pessoas estão em risco de ter o título cancelado.
O prazo final para regularizar o título do eleitor termina às 23h59 de segunda-feira, 19 de maio. Após essa data, o cancelamento será automático para quem deixou de votar, não justificou e também não pagou a multa referente às últimas três eleições — lembrando que cada turno conta como um pleito. Desde o início da campanha de regularização, em março, mais de 111 mil eleitores já resolveram suas pendências.
A ministra Cármen Lúcia reforçou que “o título eleitoral é um documento importantíssimo para o exercício da cidadania e para o Brasil”, sendo essencial não só para votar, mas também para uma série de atividades do dia a dia. Quem não regularizar pode:
LEIA TAMBÉM
Essas restrições estão previstas na legislação brasileira para quem tem pendências com a Justiça Eleitoral.
A verificação é simples, gratuita e pode ser feita pela internet. Acesse os sites oficiais:
Lá, escolha a opção “Consultar situação eleitoral”. Caso haja pendências, será possível visualizar os débitos e realizar o pagamento da multa. Tudo pode ser feito online, inclusive por meio do aplicativo e-Título.
Além da internet, você também pode ir até o cartório eleitoral mais próximo. Leve:
Se for resolver pela internet, siga os passos no Autoatendimento Eleitoral. A regularização é concluída com o pagamento da multa (caso aplicável), que pode ser feito via Pix ou boleto.
Nem todo mundo precisa se preocupar com o prazo do dia 19. Estão isentos do cancelamento:
Cidadãos que estavam fora do Brasil no dia da votação têm até 60 dias após cada turno para justificar, ou 30 dias após o retorno ao país. Isso pode ser feito:
Caso a justificativa não seja aceita, o pagamento da multa será necessário para regularizar a situação.
O cancelamento do título do eleitor pode trazer uma série de dores de cabeça, inclusive barrar sua entrada em um concurso público ou a posse em cargos já conquistados. Regularizar é simples, rápido e gratuito na maioria dos casos.
+++Acompanhe as principais mais relevantes do Brasil no JC Concursos
SociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.