MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Pagamento de boleto até ESTE horário pode ser compensado no mesmo dia; Entenda

A partir desta sexta-feira (15), boleto bancário pago até as 13h30 poderá ser compensado no mesmo dia, informou a Febraban; Saiba mais

Boleto bancário
Boleto bancário - Divulgação JC Concursos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 13/03/2024, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A partir desta sexta-feira (15), os boletos bancários pagos até as 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia, dependendo dos termos do contrato estabelecido com a instituição financeira. 

Esse prazo de liquidação no mesmo dia é conhecido como D+0. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os pagamentos realizados após esse horário continuarão a ter a liquidação no prazo de um dia útil (D+1).

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

Essa mudança terá impacto principalmente para o credor do boleto, ou seja, aquele que receberá o dinheiro no mesmo dia. Para quem está pagando o boleto diretamente, nada irá mudar.

No entanto, no cenário do comércio eletrônico, essa atualização é vista como vantajosa tanto para os comerciantes quanto para os compradores, já que poderá acelerar o processo de entrega de produtos e serviços.

+ Restituição de imposto para quem recebe pensão alimentícia: Você tem direito?

Modernização dos pagamentos via boleto

Essa iniciativa faz parte de um projeto de modernização dos pagamentos via boleto bancário e envolve 136 instituições bancárias. No futuro, após a modernização estar completamente implementada, a intenção é estudar a possibilidade de todos os boletos serem liquidados no prazo de D+0.

Ouvido pela Agência Brasil, o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, compartilha a expectativa do setor, indicando que inicialmente cerca de 57% dos boletos poderão ser processados no mesmo dia, enquanto os restantes 43% seguirão o prazo de D+1. 

Desde 1994, o boleto bancário tem sido um meio utilizado pelos bancos e seus clientes para receber valores referentes a vendas de produtos ou serviços, como mensalidades escolares, taxas condominiais, planos de saúde, entre outros. 

Em 2023, os bancos registraram 4,2 bilhões de transações via boletos, totalizando R$ 5,8 trilhões. Qualquer pessoa física ou jurídica pode emitir um boleto bancário, desde que tenha uma conta bancária e contrate o serviço diretamente com o banco onde possui a conta.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.