MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

O PIX é seguro? Aumentam casos de sequestro relâmpago com uso desse meio de pagamento

O Pix é seguro? Segundo o Ministério Público de São Paulo, aumentaram os casos de sequestro relâmpago que usam a ferramenta para pagamento de resgate

Celular com informações sobre o PIX
Celular com informações sobre o PIX - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

[email protected]

Publicado em 06/03/2023, às 13h16

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O PIX é seguro? O sistema de pagamentos e transferências instantâneas foi criado pelo Banco Central (BC), em 2020, para simplificar as transações financeiras e oferecer uma alternativa mais rápida e segura em relação aos métodos tradicionais como TED, DOC e boleto bancário. Porém, segundo o Ministério Público de São Paulo, aumentaram os casos de sequestro relâmpago que usam a ferramenta para pagamento de resgate.

Mesmo após as medidas de segurança tomadas pelo BC em agosto de 2021 para reforçar a segurança do PIX, como a redução do limite de transferência no período noturno (entre 20h e 6h) e a impossibilidade de aumento instantâneo de limites, criminosos continuam se valendo desse meio de pagamento para fazer suas vítimas.

Para tentar reverter esse cenário, o Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCrim) do MPSP e promotores de Justiça com atuação na esfera criminal reuniram-se na última sexta-feira (3), na capital paulista, com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para discutir formas de combater o uso do Pix em sequestros relâmpagos.

"O que o MP busca é uma medida que faça com que esse tipo de crime diminua em São Paulo. Nossa primeira conversa foi com a Febraban e agora vamos buscar essas outras instituições", disse o promotor criminal do Fórum da Barra Funda, Marcelo Barone.

Segundo ele, a polícia também já está conversando com a Febraban. Uma das possibilidades é a presença de geolocalização no aplicativo do banco. "Esse seria um ponto fundamental porque a polícia teria informação mais precisa sobre o local onde é feita a transação e aí os criminosos seriam presos em flagrante", explicou Barone.

Para prevenir crimes ligados aos meios eletrônicos de pagamento, o BC orienta que os cidadãos que usam o Pix reduzam o limite no período noturno (ou mesmo zerem), o que pode reduzir o cometimento de crimes como sequestro relâmpago porque os baixos valores a serem obtidos não compensariam os riscos. 

+Posso perder o Bolsa Família se não me encaixo nos requisitos do programa? Entenda

O Pix é seguro? Saiba mais

Com o PIX, é possível realizar transferências e pagamentos em qualquer horário, inclusive nos finais de semana e feriados, além de serem processados em tempo real, ou seja, o dinheiro é transferido imediatamente para a conta do recebedor.

Para utilizar o PIX, é necessário ter uma conta corrente ou poupança em um banco ou instituição financeira que ofereça o serviço. O cadastramento é feito diretamente no aplicativo ou internet banking do banco, onde será gerada uma chave PIX, que pode ser um número de telefone, CPF/CNPJ, e-mail ou uma chave aleatória.

Os benefícios do PIX são inúmeros. Além da rapidez e praticidade, as transações são gratuitas para pessoas físicas, e as tarifas para empresas são menores em relação aos métodos tradicionais. Além disso, o PIX é uma alternativa mais segura em relação aos boletos bancários, que muitas vezes são utilizados para golpes e fraudes.

O PIX também permite o uso de QR codes para facilitar ainda mais as transações, como por exemplo, em estabelecimentos comerciais, onde o pagamento pode ser feito apenas apontando a câmera do celular para o QR code gerado pelo estabelecimento.

Outro benefício do PIX é a possibilidade de utilização para compras online, substituindo os métodos tradicionais de pagamento, como cartão de crédito e boleto bancário. Com a implementação do PIX no comércio eletrônico, as transações serão ainda mais rápidas e seguras.

+Antena parabólica digital gratuita está disponível para famílias de 439 cidades

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.