Bolsonaro destaca que irá ajudar a população que foi afetada pelas fortes chuvas na Região Metropolitana de Recife, em Pernambuco, independente do governador e dos prefeitos
Victor Meira | [email protected]
Publicado em 30/05/2022, às 15h06
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que “o momento é de ajudar a população” sobre a situação das pessoas que foram afetadas pelas fortes chuvas em Recife, no Pernambuco, no último final de semana. A declaração foi concedida, nesta segunda-feira (30), durante entrevista coletiva para tratar sobre o assunto.
Bolsonaro afirmou que fará de tudo o que for possível para apoiar as regiões afetadas pelas chuvas na capital pernambucana, independente do apoio dos governadores e prefeitos.
Aproveitando a situação, o presidente também comentou que está ciente das dificuldades dos brasileiros. “Inflação alta, especialmente nos alimentos e na energia, mas é um fato que atinge o mundo todo. No Brasil, os preços estão um pouco abaixo”, alertou.
+Sem Boletim Focus, economistas projetam Selic e inflação mais altas em 2022
LEIA TAMBÉM
Para efeito de comparação, a inflação no Brasil acumulada dos últimos 12 meses em maio foi de 12,05%. Enquanto que a inflação nos EUA acumulada foi de 4,9%, conforme indicam os dados do Departamento de Comércio, e na União Europeia foi de 8,7%, segundo o Destatis (Departamento de Estatísticas da Alemanha).
O presidente também relatou sobre a possibilidade de reduzir o preço do diesel. “Poderia ser reduzido, por exemplo, o preço do diesel. Eu zerei há três meses o imposto federal do diesel. Eu zerei o imposto do gás de cozinha desde o início do ano passado. Eu fiz a minha parte”, argumenta.
Contudo, Bolsonaro reclama e diz que é injusta a situação dos combustíveis dado o “valor altíssimo de ICMS cobrado pelos governadores”.
+Quem não entregar o Imposto de Renda 2022 até amanhã (30) pode pagar multa; Entenda
Ao concluir a sua declaração, ele ainda destaca que não aumentou ou criou algum imposto durante o período. “É um crime se cobrar um real de ICMS por litro de óleo diesel. A Petrobras pode quebrar o Brasil com isso”. E fecha a sua fala ao dizer que “o momento é de ajudar a população”.
Além do presidente, a coletiva teve presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira. Inclusive, ele disse que estuda propor junto com o ministro da Economia, Paulo Guedes, a criação de uma linha emergencial de crédito para ajudar a região.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.