MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Novo ensino médio: como vai funcionar para os estudantes? Entenda

Nova modalidade de ensino, o novo ensino médio, tem foco na educação profissionalizante, aumenta carga horária para estudantes e torna currículo flexível

Novo ensino médio: como vai funcionar para os estudantes? Entenda
Novo ensino médio: como vai funcionar para os estudantes? Entenda - Freepik

JEAN ALBUQUERQUE | [email protected]
Publicado em 02/02/2022, às 15h24

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os alunos das redes estadual e privada de ensino em todo o país começaram a voltar às aulas com o calendário letivo de 2022. Para um público específico de estudantes, o retorno vem com uma novidade. É que o novo ensino médio, aprovado na Lei nº 13.415/2017, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, aumentando a carga horária de 800 para 1.000 anuais, além de tornar cada vez mais flexível o currículo escolar contemplado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). 

Anteriormente tendo como principal intuito a preparação para o ensino superior, o novo ensino médio passa também a ser direcionado para o mercado de trabalho. Já que a nova modalidade de ensino tem a integração com cursos técnicos, o que contribuirá para que o aluno termine os estudos com um diploma em uma área específica. 

+ Auxílio Criança Cidadã com parcelas de até R$ 300. Veja quem tem direito

Novo ensino médio: quando entra em vigor?

O novo modelo de ensino passa a ser adotado pelas instituições de ensino a partir deste ano. Começando com os alunos do 1º ano e segue em 2023, dando continuidade para os 2º, e em 2024, contempla os do 3º. A reforma tem como modelo a experiência semelhante adotada por outros países, como Estados Unidos, Finlândia e Coreia do Sul. A grande diferença em relação aos outros países é que as disciplinas não são as mesmas para todos os estudantes, eles têm a possibilidade de escolher entre as opções disponíveis, a grade curricular que mais lhe agrada.

O que muda com o novo ensino médio?

Além do aumento da carga horária, todas as escolas públicas e privadas terão que expandir o tempo do ensino médio a partir de 2022. De 4 horas por dia, passará a 5h por dia, o que representa ao fim do ano um aumento de 200 horas se comparado ao modelo anterior. 

Ao ter formado a primeira turma do novo ensino médio até 2024, os alunos terão concluído o ensino básico com 3 mil horas letivas. A grade curricular também tem mudança, as disciplinas passam a ser da área do conhecimento, modelo já bastante conhecido e adotado pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares. Confira:

  • Linguagens e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Ciências humanas e sociais aplicadas

Os conteúdos passam a ser trabalhados de forma integrada nas salas de aula. Por exemplo, os assuntos de artes podem ser passados com os conteúdos de história, integrando as duas áreas do conhecimento. Neste caso, vai ocupar 60% do total da grade curricular, o que equivale a 1.800 horas, divididas entre os três anos do ensino médio. Já os conteúdos de português e matemática serão trabalhados integralmente nos três anos letivos. 

Novo ensino médio: projeto de vida? Entenda 

Uma outra mudança com a reforma é que passa a integrar a grade curricular em 2022 o “projeto de vida”, sendo oferecido nas escolas para ajudar os jovens a entender suas aspirações, carreiras, e o que pensam em fazer depois do novo ensino médio. Ainda não ficou definido sobre qual será o profissional que ofertará essa disciplina. Em relação aos Projetos, outra grande novidade são os itinerários formativos com caráter optativo e escolhidos a partir da vontade do estudante e da oferta da instituição e ocupará 40% do total de horas do ensino médio, chegando a 1.200 horas divididas em três etapas da vida escolar. 

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.