MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mudança na compensação de boletos beneficia comércio e compras pela internet

A medida, obrigatória e abrangendo 136 bancos, visa modernizar e agilizar o processo de pagamento. Estima-se que cerca de 57% dos boletos poderão ser processados no mesmo dia

Estima-se que cerca de 57% dos boletos poderão ser processados no mesmo dia
Estima-se que cerca de 57% dos boletos poderão ser processados no mesmo dia - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 11/03/2024, às 22h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que, a partir da próxima sexta-feira (15), o processamento dos boletos poderá ser realizado no mesmo dia do pagamento. Segundo a entidade, caso o pagamento seja efetuado até às 16h30, o cobrador poderá receber o valor ainda no mesmo dia, dependendo do contrato estabelecido com a instituição financeira.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

A medida, obrigatória e abrangendo 136 bancos, visa modernizar e agilizar o processo de pagamento. Para os pagadores, não haverá mudanças significativas, mas para os recebedores a novidade trará mais agilidade e eficiência.

Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, destaca os benefícios da mudança, especialmente para o comércio, incluindo o e-commerce, onde a entrega de mercadorias poderá ser feita de forma mais rápida.

Estima-se que cerca de 57% dos boletos poderão ser processados no mesmo dia

Apesar da crescente popularidade do Pix como meio de transferência, o boleto ainda é amplamente utilizado para pagamentos diversos, como escolas, academias, condomínios, entre outros.

Inicialmente, estima-se que cerca de 57% dos boletos poderão ser processados no mesmo dia, com os restantes 43% processados em um dia útil. Entretanto, a Febraban planeja estudar a possibilidade de trazer toda a liquidação de boletos para o mesmo dia assim que a modernização estiver plenamente implementada.

A medida também visa otimizar a segurança do sistema de pagamento. Em 2017, foi lançada a Plataforma Centralizada de Recebíveis (PCR), que permitiu o pagamento de boletos vencidos em qualquer banco, além de mitigar fraudes estimadas em R$ 450 milhões por ano.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.