MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Ministério da Agricultura anuncia fim da vacina contra febre aftosa em 17 estados

Medida visa fortalecer a segurança alimentar e impulsionar o mercado de exportação. Vacinação será suspensa nesses estados até a oficialização do status sanitário pela OMSA

Vacinação contra a febre aftosa será suspensa nestes estados
Vacinação contra a febre aftosa será suspensa nestes estados - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 25/03/2024, às 20h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em um marco histórico para a pecuária brasileira, novos estados foram reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação. Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal receberam essa distinção, anunciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

A partir de 2 de maio, a vacinação contra a febre aftosa será suspensa nestes estados, conforme determinado pela Portaria nº 665, de 21 de março de 2024, do Ministério. Além disso, a medida proíbe o armazenamento e a comercialização das vacinas contra a doença, exceto em locais autorizados pelo Serviço Veterinário Oficial.

Essa decisão reflete um avanço significativo na sanidade animal do país, mas também implica em mudanças no comércio de animais. A compra de novos animais para aumentar os rebanhos nesses estados foi suspensa, assim como o comércio entre eles, até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) oficialize o status sanitário.

Durante esse período de transição, novos animais podem ser adquiridos apenas de zonas reconhecidas como livres de febre aftosa com vacinação, seguindo protocolos rigorosos estabelecidos pelos órgãos oficiais.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.