MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

“Minha Casa, Minha Vida” vai voltar? Veja orçamento do governo Lula

A volta do “Minha Casa, Minha Vida” foi uma das principais propostas da campanha eleitoral de Lula

“Minha Casa, Minha Vida” vai voltar? Veja orçamento do governo Lula
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

[email protected]

Publicado em 26/12/2022, às 12h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro, o programa “Minha Casa, Minha Vida” foi renomeado para “Casa Verde e Amarela”. Basicamente, o benefício continuou o mesmo, mas com diferenças na faixa de renda mensal. 

Após a vitória eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva, muitas pessoas estão com dúvidas se o “Minha Casa, Minha Vida” vai voltar, visto que o presidente eleito comentou que os programas sociais irão voltar com os seus nomes originais, como o que vai acontecer com o Auxílio Brasil que voltará a ser Bolsa Família. 

+Quando o Bolsa Família será liberado em 2023? Veja datas para pagamentos

Apesar disso, especialistas alertam que o programa habitacional dificilmente voltará ao patamar de anos anteriores. O avanço do programa não será possível porque não há espaço orçamentário para o “Minha Casa, Minha Vida”.

Além disso, eles citam que o novo programa social deve ser pensado para corrigir os erros do passado e buscar novas soluções, como:

  • reaproveitar imóveis vazios de regiões centrais das cidades;
  • aluguel social;
  • reurbanização de favelas;
  • financiamento de lotes urbanizados;

Para o portal UOL, a coordenadora de projetos da construção na FGV/Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), Ana Maria Castelo, afirma que não há recursos para reproduzir o “Minha Casa, Minha Vida” no patamar de anos anteriores, com produção de milhões de unidades. 

+Rodízio de carros em SP será suspenso a partir de hoje (26); Veja quando recomeça

Castelo aponta que a falta de recursos para o “Minha Casa, Minha Vida” pode estimular a construção de moradias populares em projetos alternativos para as famílias que estavam na faixa 1 do programa, as famílias com renda familiar de até dois salários mínimos. Com isso, a expectativa é que essa faixa seja retomada durante o governo Lula III.

Com esses projetos, Ronaldo Cury, vice-presidente do Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), declarou, para o portal UOL, que a proposta do governo eleito é positiva "se for feita com responsabilidade fiscal".

A volta do “Minha Casa, Minha Vida” foi uma das principais propostas da campanha eleitoral de Lula.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.