MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Lula x Bolsonaro: nova pesquisa Datafolha indica possível empate técnico

Nova pesquisa Datafolha divulgada hoje (19) indica que Lula (PT) e Bolsonaro (PL) estão no limite do empate técnico, dentro da margem de erro, mas o petista continua na frente. Veja o resultado do levantamento

Lula e Bolsonaro lado a lado no último debate na Band
Lula e Bolsonaro lado a lado no último debate na Band - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

[email protected]

Publicado em 19/10/2022, às 19h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 19 de outubro de 2022, indica que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estão no limite do empate técnico, dentro da margem de erro. Lula continua na vantagem, com 49% das intenções de votos para o 2º turno das eleições 2022. O atual presidente aparece com 45%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Nesse cenário, o petista poderia ter de 47% a 51%, enquanto o candidato do Partido Liberal, de 43% a 47%. Contudo, à Folha de S.Paulo, o instituto informou que o empate é considerado estatisticamente improvável.

Ao considerar apenas os votos válidos, excluídos os brancos e nulos (4%) e os indecisos (1%), Lula fica com 52% contra 48% de Bolsonaro. Para vencer as eleições no próximo dia 30 de outubro, quando ocorrerá o segundo pleito, é preciso receber mais do que 50% dos votos válidos. Portanto, o candidato do Partido dos Trabalhadores seria eleito presidente com o desempenho indicado hoje.

+STF libera transporte público gratuito para votação no 2º turno das eleições 2022

Pesquia Datafolha: Bolsonaro subiu

O ex-presidente Lula conservou os mesmos 49% das últimas três pesquisas eleitorais realizadas pelo Datafolha. Bolsonaro, por sua vez, subiu um ponto percentual em relação ao levantamento feito em 14 de outubro: foi de 44% para 45%. Brancos e nulos caíram de 5% para 4%.

Contudo, o atual presidente continua com rejeição maior. A metade (50%) dos etrevistados afirmaram que não votam de maneira nenhuma em Bolsonaro. Outros 46% não votam em Lula. Para 6% dos consultados, a decisão sobre o voto ainda pode mudar. 

O levantamento divulgado hoje foi realizado de 17 a 19 de outubro, após o debate na Band. Ao todo, 2.192 eleitores foram entrevistados presencialmente em 181 cidades. A pequisa foi contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07340/2022.

+Benefício de Prestação Continuada de R$ 1.212 poderá ser pago a mais pessoas

Eleições 2022: quem não votou no 1º turno pode votar no 2º

Cerca de 155 milhões de eleitores aptos a votar terão de retornar às urnas em 30 de outubro para escolher o próximo presidente da República. A disputa seguirá entre Bolsonaro (PL) e Lula (PT), que teve desempenho melhor no primeito pleito ao receber 48,4% dos votos válidos, contra 43,2% do seu concorrente.

Quem não conseguiu comparecer no dia 2/10 pode votar normalmente no 2º turno porque tem até o dia 1º de dezembro para justificar a ausência e o procedimento pode ser feito pelo Sistema Justifica ou, ainda, pelo aplicativo e-Título. O eleitor terá o título cancelado, além de ficar sujeito a uma série de restrições, caso não justifique por mais de três eleições seguidas.

Além de finalizar as eleições para presidente, o próximo dia 30 demandará também a escolha de governadores em 12 unidades da federação. Veja abaixo quais são os estados e os políticos que vão se enfrentar no 2º turno para governador:

  • Alagoas: Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União)
  • Amazonas: Wilson Lima (União) x Eduardo Braga (MDB)
  • Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT) x ACM Neto (União)
  • Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) x Marato (PL)
  • Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB)
  • Paraíba: João Azevêdo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB)
  • Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) x Raquel Lyra (PSDB)
  • Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) x Eduardo Leite (PSDB)
  • Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União) x Marcos Rogerio (PL)
  • Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) x Décio Lima (PT)
  • Sergipe: Rogério Carvalho (PT) x Fábio (PSD)
  • São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) x Fernando Haddad (PT)

No Brasil, o voto é obrigatório somente para pessoas alfabetizadas com idade entre 18 anos completos e 70 anos. Entre 16 e 18 incompletos e após 70 anos, assim como para quem é analfabeto, é facultativo comparecer às urnas.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.