MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Laudo de pessoas com autismo pode ter validade ampliada por tempo indeterminado

Relatora afirma que não existe a possibilidade de deixar de ser autista. Projeto de Lei faria alterações na Política Nacional para pessoas com autismo.

O projeto para pessoas com autismo ainda aguarda designação de relator
O projeto para pessoas com autismo ainda aguarda designação de relator - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 13/09/2022, às 01h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Lei (PL 2.352/2022) pretende estabelecer que os laudos diagnósticos que identifiquem os transtornos do espectro do autismo tenham validade ilimitada. O objetivo da proposta da senadora Ivete da Silveira (MDB-SC) é garantir dignidade e respeito às pessoas com autismo que buscam receber legalmente os benefícios do INSS, como quando solicitam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros.

A senadora justificou a criação da proposta ao enfatizar a dificuldade, a demora e a complexidade de relatar que as pessoas com autismo devem recorrer continuamente ao questionamento de sua condição, o que prejudica seu desenvolvimento pessoal, social e no mercado de trabalho.

Ivete afirma que não existe a possibilidade de deixar de ser autista, e por isso não há motivos para que os autistas precisem buscar novos médicos para obter novos laudos com os mesmos diagnósticos de sempre. “Submeter-se a essa reavaliação periódica e demorada é algo que traz insegurança e profundo desconforto para os autistas, para que possam gozar dos direitos que a lei lhes garante”, afirma a autora da matéria.

+++ Aumenta vantagem de Lula em nova pesquisa do Ipec para presidente; vitória no 1º turno é incerta

Projeto de lei faria alterações na Política Nacional para pessoas com autismo

Aumentar a conscientização de famílias, sociedades e instituições públicas pode ajudar a incluir o autismo e quebrar barreiras que as pessoas com o transtorno ainda enfrentam em suas vidas diárias, incluindo barreiras de atitude, observou Ivete.

O texto do projeto argumenta que há muitas pessoas que podem contribuir muito além do direito de viver em condições verdadeiramente iguais, por exemplo, pela alta concentração, o que os torna especialistas em determinadas disciplinas, ou suas diferentes soluções para alguns problemas, problemas que as soluções tradicionais não podem resolver, conscientizaram as empresas sobre as vantagens da inclusão e buscaram ativamente profissionais de autismo.

O PL altera a Lei 12.764, de 2012 que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O projeto ainda aguarda designação de relator.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.