MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Isenção do IPVA pode chegar para veículos fabricados em 2007. Entenda

Confira as regras por Estado e saiba quais os anos de fabricação dos carros já podem usufruir da isenção do IPVA 2022

Isenção de IPVA pode chegar para veículos fabricados em 2007
Isenção de IPVA pode chegar para veículos fabricados em 2007 - Divulgação

Victor Meira - [email protected]
Publicado em 24/01/2022, às 13h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Já iniciou a fase de pagamentos dos impostos neste ano. Entre eles, o IPVA 2022 (Imposto sobre Propriedade do Veículo), que sofreu um aumento significativo por conta da supervalorização dos carros no ano passado. Entretanto, alguns motoristas não terão essa dor de cabeça, ou melhor não precisarão mexer na sua carteira porque os seus carros são isentos da tributação. 

O IPVA é isento para veículos mais antigos, pois o tempo de fabricação ultrapassou o limite estabelecido pela legislação. Contudo, vale ressaltar que esse tempo varia de estado para estado. Assim, há unidades federativas em que a isenção é válida para 15 anos, enquanto que outras estão disponíveis a partir de 20 anos. 

+IPVA 2022 SP: veja as consequências para quem atrasar ou não pagar o imposto

Os estados que oferecem isenção do IPVA para carros com mais de 20 anos são os seguintes: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

No Mato Grosso, os veículos isentos são a partir dos 18 anos. Em Alagoas, são para os carros fabricados até 31 de dezembro de 2000. 

No Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul o tempo de contribuição acaba quando o veículo completa 20 anos de fabricação.

Por outro lado, em Roraima, Goiás e Rio Grande do Norte, o pagamento da tributação é isenta para veículos com mais de 10 anos de fabricação. 

Mas, em Santa Catarina, o período é ainda maior. A isenção vale apenas para os automóveis produzidos até 1985. Já Minas Gerais, que isenta carros com placa preta, e Pernambuco têm um sistema diferente na cobrança do IPVA, promovendo uma redução progressiva no valor do imposto. 

+Isenção de IPVA para pessoa com deficiência: veja as novas regras em SP

Para verificar se o seu carro é isento de pagamento do IPVA, basta checar o ano de fabricação do modelo no documento do veículo. Após isso, faça a conta referente à validade do período de isenção do estado em que você mora. 

Como eu posso verificar a data de fabricação?

No CRV ou CRLV, que agora é digital, há dois números. O “ano de fabricação” e o “ano-modelo” do carro. O cálculo do IPVA leva em consideração o ano de fabricação do veículo para analisar o seu valor venal, que é feito na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). A tabela Fipe é um índice de referência no mercado de carros usados no Brasil. 

Além disso, o cálculo depende da alíquota aplicada em cada estado, que pode variar de 0,5% a 4% sobre o valor venal do veículo.

+++Acompanhe as principais notícias sobre concursos públicos e empregos no JC Concursos 

Siga o JC Concursos no Google NewsBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.