MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

IPCA 15: preço da cebola dispara 16% em março; mês tem alta de 0,36%, diz IBGE

IBGE divulgou nesta terça-feira (26) dados do IPCA-15, índice que mede a prévia da inflação oficial no país; mês de março teve alta de 0,36%. Saiba mais

Cebola
Cebola - Divulgação JC Concursos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 26/03/2024, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O IPCA-15, que mede a prévia da inflação oficial do Brasil, subiu 0,36% em março, segundo dados divulgados nesta terça-feira (26) pelo IBGE. Apesar da alta, o índice apresentou desaceleração em relação a fevereiro, quando a taxa foi de 0,78%. Entre os alimentos, a cebola subiu 16,64% de preço neste mês

O grupo Alimentação e Bebidas foi o principal responsável pela alta do IPCA-15 em março, com aumento de 0,91%. Essa alta, que contribuiu com 0,19 ponto percentual no índice geral, demonstra a persistência da pressão inflacionária sobre os itens básicos da cesta de consumo das famílias brasileiras.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Alimentos continuam em alta 

O setor de Alimentação e Bebidas continua gerando preocupações com a maior alta registrada entre os diferentes grupos neste período. No início de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderou uma reunião com ministros para debater estratégias de redução nos preços dos alimentos.

A escalada nos preços dos alimentos foi identificada pelo governo como um fator importante para a queda na popularidade do presidente. Uma pesquisa realizada pela Quaest revelou que 51% dos entrevistados aprovam o desempenho de Lula, uma diminuição de 3 pontos percentuais em relação a dezembro.

A pressão nos preços é evidente no subgrupo de Alimentação no domicílio, que engloba principalmente alimentos frescos. Em março, houve um aumento de 1,04%, seguindo o aumento de 1,16% observado em fevereiro.

Alguns itens específicos tiveram aumentos significativos, como a cebola (16,64%), ovos de galinha (6,24%), frutas (5,81%) e leite longa vida (3,66%). Por outro lado, a batata-inglesa (-9,87%), cenoura (-6,10%) e óleo de soja (-3,19%) apresentaram quedas nos preços.

No segmento de refeições fora de casa, os preços também subiram, com um aumento mais significativo de 0,76% em março, enquanto os lanches tiveram uma alta de 0,19%.

No grupo de Transportes, os combustíveis voltaram a subir, destacando-se a gasolina com um aumento de 2,39% no mês. O etanol também teve um aumento de 4,27%, enquanto o gás veicular (-2,07%) e o óleo diesel (-0,15%) apresentaram quedas nos preços. As passagens aéreas, por sua vez, registraram uma nova deflação em março, com uma redução significativa de 9,08%, tendo o maior impacto negativo no índice mensal (-0,07p.p.).

+ Novo grupo de aposentados recebe R$ 1.412 dos pagamentos de março do INSS nesta terça-feira

Confira variação dos grupos em março 

Alimentação e bebidas: 0,91%;

  • Habitação: 0,19%;
  • Artigos de residência: -0,58%;
  • Vestuário: -0,22%;
  • Transportes: 0,43%;
  • Saúde e cuidados pessoais: 0,61%;
  • Despesas pessoais: -0,07%;
  • Educação: 0,14%;
  • Comunicação: -0,04%.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.