MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

INSS promove mutirão de reabilitação profissional em seis estados

Processo do INSS inclui encaminhamentos por perícia médica ou requerimento espontâneo, e, em caso de sucesso, o segurado retorna ao trabalho

INSS destaca que o serviço de reabilitação profissional é um programa que segue uma sequência de providências
INSS destaca que o serviço de reabilitação profissional é um programa que segue uma sequência de providências - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 11/03/2024, às 21h16

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta segunda-feira (11) uma semana de mutirão de reabilitação profissional em seis estados brasileiros. As equipes das superintendências regionais entrarão em contato com os segurados que estão na fila para o atendimento, dispensando o agendamento prévio.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

Atualmente, há 37 mil segurados aguardando avaliação socioprofissional nas seis superintendências regionais do INSS. Para este mutirão, foram disponibilizadas 4.773 vagas, distribuídas da seguinte forma: 580 em São Paulo, 1.530 em Minas Gerais, 88 no Rio de Janeiro, 630 em Santa Catarina, 1.265 em Pernambuco e 680 no Distrito Federal.

O serviço de reabilitação profissional oferecido pelo INSS inclui atendimento com diversos especialistas, como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais. Após uma avaliação inicial, serão atendidos os segurados considerados aptos para o programa de reabilitação.

INSS destaca que o serviço de reabilitação profissional é um programa que segue uma sequência de providências

Os encaminhamentos para a reabilitação profissional podem ocorrer por meio da perícia médica, por requerimento espontâneo ou, em último caso, pela Justiça Federal. Durante o programa de reabilitação, o segurado continua recebendo o benefício por incapacidade temporária.

Concluído o processo com sucesso, ele retorna ao mercado de trabalho em sua atividade originária ou em outra compatível com suas condições atuais. Em casos em que a reabilitação não é possível, ocorre a aposentadoria por invalidez.

O INSS destaca que o serviço de reabilitação profissional é um programa que segue uma sequência de providências em diversas etapas. Por isso, existem critérios para o segurado ser considerado elegível e possa ser acompanhado por um profissional em todas essas etapas, conforme normativas do INSS.

Devido à complexidade do processo de recuperação de um trabalhador e aos custos envolvidos, o INSS possui acordos de cooperação técnica e convênios com entidades e empresas privadas para a reabilitação física dos beneficiários elegíveis ao programa.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.