MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inscrições para provas de habilidades clínicas do Revalida terminam hoje

As inscrições para a segunda fase do Revalida encerram nesta terça-feira (11); Provas clínicas serão realizadas entre os dias 20 e 21 de julho

Profissional da medicina
Profissional da medicina - JC Concursos Divulgação
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 11/06/2024, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta terça-feira (11) é o último dia para que os aprovados na primeira edição de 2024 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) efetuem a inscrição nas provas de habilidades clínicas, programadas para os dias 20 e 21 de julho.

Os candidatos devem se inscrever pelo Sistema Revalida, com a taxa de inscrição fixada em R$ 4.106,09. Este valor pode ser pago até quinta-feira, 13 de junho, em qualquer banco, lotérica ou via aplicativo bancário, utilizando a Guia de Recolhimento da União gerada pelo sistema. Formas de pagamento como PIX, cartão de crédito, transferência ou depósito não são aceitas.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Durante a inscrição, é necessário escolher a cidade onde deseja realizar o exame. Além disso, os candidatos podem solicitar atendimento especializado e a utilização de nome social. A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição seja disponibilizado a partir de 12 de julho.

+ Pode ser cobrado taxa de uso de terrenos da marinha? Saiba decisão de magistrado

Para avançar para a segunda etapa do Revalida, os candidatos precisam ter alcançado pelo menos 64,277 pontos de um total de 100 na primeira fase. A nota de corte foi anunciada no dia 29 de maio, conforme edital publicado no Diário Oficial da União.

De acordo com o calendário divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas de habilidades clínicas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de julho, conforme previsto.

O Revalida é essencial para médicos formados no exterior, sejam estrangeiros ou brasileiros, que desejam exercer a medicina no Brasil. O exame é dividido em duas etapas: uma teórica e outra prática. A avaliação abrange as cinco principais áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina de família e comunidade (saúde coletiva).

"O participante percorrerá cinco estações no primeiro dia e outras cinco no segundo dia de prova. A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos, baseando-se nos conteúdos, habilidades e competências das cinco principais áreas da formação médica, além dos itens descritos na Matriz de Referência do Revalida. Cada estação será avaliada com notas de zero a dez, totalizando uma pontuação máxima de 100 pontos," informou o Inep.

Para ser aprovado na segunda etapa, o candidato precisa atingir, no mínimo, 64,277 pontos de um total de 100. A nota de corte foi divulgada no Diário Oficial da União em 29 de maio.

Os resultados do Revalida são fundamentais para o processo de revalidação dos diplomas de medicina no Brasil. O exame é baseado nos atendimentos em contextos de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, emergência e comunitária, seguindo a Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, além das normativas e legislação profissional.

As cidades onde o exame será aplicado e a quantidade de vagas disponíveis em cada local serão informadas no Sistema Revalida durante o período de inscrições.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.