MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inflação: IGP-10 de maio tem resultado melhores do que abril; Como isso te afeta

A inflação já apresenta sinais de enfraquecimento após um mês de abril turbulento, em que registrou os maiores índices em 30 anos

Notas de R$ 100
Notas de R$ 100 - Divulgação

Victor Meira | [email protected]
Publicado em 17/05/2022, às 09h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A inflação é um dos grandes inimigos do bolso do brasileiro em 2022. Depois de um mês de abril terrível, que teve uma das taxas mais altas em 30 anos, maio tem resultados um pouco mais animadores. 

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), medido pelo FGV-Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), subiu apenas 0,10%, bem abaixo do que foi registrado no mês passado, que subiu 2,48%.

+Febraban aplica sanções a correspondentes bancários; saiba o motivo

Apesar da diminuição da taxa de inflação, via IGP-10, o indicador, na comparação anual, ainda está em patamar bastante elevado. Segundo o FGV-Ibre, a taxa acumulada em 12 meses está em 12,13%, mas bem melhor que o resultado acumulado de maio de 2021, que era de 35,91%.

Em relação aos resultados do mês de maio, o coordenador do FGV-Ibre, André Braz, explica que a queda no quinto mês do ano foi afetada pela recuo dos preços das grandes commodities agrícolas e minerais. 

“O recuo dos preços das commodities já influencia a taxa em 12 meses do grupo matérias-primas brutas (-2,77%). Ainda ao produtor, as taxas de variação dos bens intermediários (de 4,26% para 0,89%) e dos bens finais (de 4,07% para 1,12%) também apresentaram desaceleração, mas a variação acumulada em 12 meses para estes estágios de processamento se mantém em patamar muito elevado, 25,70% e 19,49%, nesta ordem, o que sustenta repasses que chegam gradualmente ao varejo”, afirma Braz.

A queda da taxa de abril para maio foi puxada pelos três subíndices que compõem o IGP-10. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede o atacado, recuou de 2,81% em abril para 0,08% em maio.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede o varejo, caiu de 1,67% em abril para 0,54% em maio. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) passou de 1,17% para 0,74%.

Inflação: o que é o IGP-10?

O IGP-10 é uma das variações do Índice Geral de Preços (IGP) do FGV-Ibre. O indicador informa a inflação dos preços desde as matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais. Ao contrário do que acontece em outros índice, o IGP-10 não tem restrição no nível de renda.

O IGP-10 é utilizado para calcular reajustes em tarifas públicas, contratos de aluguel e planos e seguros de saúde, principalmente os mais antigos.

*com informações da Agência Brasil e FGV-Ibre

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.