MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Imposto de Renda 2022: Receita prepara declaração pré-preenchida para os contribuintes

Em 2022, uma das novidades foi a implementação da declaração do Imposto de Renda 2022 pré-preenchida para quem tem certificado digital ou login nível Prata ou Outro no Gov.br

Imposto de Renda 2022: Receita prepara declaração pré-preenchida para os contribuintes
Imposto de Renda 2022: Receita prepara declaração pré-preenchida para os contribuintes - Divulgação

Victor Meira - [email protected]
Publicado em 15/03/2022, às 09h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os contribuintes que têm certificado digital ou login nível prata ou ouro no Portal Gov.br já podem receber a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2022 a partir de hoje (15). Com isso, o cidadão tem acesso a um formulário com informações recolhidas pelo Fisco. Assim, basta apenas que a pessoa confirme os dados e envie a declaração. 

O modelo está disponível no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Em 2021, a declaração pré-preenchida está liberada apenas para quem tinha a certificação digital, uma espécie de assinatura eletrônica vendida por empresas de tecnologia. Mas neste ano, o recurso foi ampliado a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br, categorias com maior nível de segurança.

Nesse tipo de declaração, o contribuinte recebe, no portal e-CAC, informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais obtidas por declarações repassadas por empresas, planos de saúde, instituições financeiras e companhias imobiliárias à Receita. Com os dados preenchidos, o cidadão deve confirmar se eles estão corretos ou alterar, incluir ou excluir informações necessárias, como deduções adicionais que não constavam do formulário pré-preenchido.

Quem não tiver certificação digital deverá entrar no e-CAC com o login da conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. 

Quem acessar o portal único com certificado digital tem a conta automaticamente migrada para o nível ouro. Essa categoria tem maior segurança de dados e garante acesso irrestrito aos serviços públicos digitais.

Imposto de Renda 2022: Procedimentos 

A declaração pré-preenchida está disponível em todas as plataformas da Receita Federal: no programa gerador da declaração, no aplicativo Meu Imposto de Renda para dispositivos móveis e no e-CAC. Para quem optar por usar o programa gerador, a opção "Iniciar declaração a partir da pré-preenchida" aparecerá na tela de abertura.

Ao clicar no botão, o programa gerador abrirá a página do e-CAC. O contribuinte deverá digitar o CPF e a senha do login da conta Gov.br. Após esse procedimento, deve voltar para o programa gerador e concluir a importação da declaração pré-preenchida.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.