MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Grupo pode ter cadastro excluído no CadÚnico se não cumprir exigências; veja

Brasileiros precisam atualizar cadastro no CadÚnico para não perder benefícios ofertados pelo governo; saiba condições e detalhes sobre procedimento

Um homem segura um celular com a tela aberta com o aplicativo do Cadastro Único
Um homem segura um celular com a tela aberta com o aplicativo do Cadastro Único - Divulgação - CadÚnico

Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 31/07/2022, às 16h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um grupo de brasileiros que recebem benefícios sociais do governo federal, como o Auxílio Brasil e a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) precisam ficar atentas para não perder o benefício. O governo federal prorrogou o prazo de averiguação cadastral até o dia 12 de agosto. 

Aqueles que foram selecionados para revisão e averiguação cadastral no Cadastro Único (CadÚnico) são obrigados a atualizar os dados junto ao governo. Precisa realizar o procedimento quem teve inconsistências nas informações pessoais e os escolhidos para realizar a revisão cadastral. 

No primeiro caso, a atualização deve ser feita presencialmente em algum posto do município, o beneficiário também precisará passar por nova entrevista e atualização cadastral. Já no segundo caso, as famílias selecionadas têm até outubro para regularizar a situação. Veja quem precisa realizar atualização:

  • Revisão Cadastral - quem realizou última atualização nos anos de 2016 e 2017. Para esses, o prazo ficará aberto até 14 de outubro de 2022;
  • Averiguação cadastral - quem tem informações divergentes quando cruzadas com outras fontes. Esses terão prazo aberto até 12 de agosto de 2022.

+++ Saiba o que fazer para evitar suspensão do seu benefício do INSS

Saiba como verificar se você precisa atualizar dados 

Os cidadãos podem saber se precisam atualizar os dados pelo aplicativo do CadÚnico ou no site: cadunico.cidadania.gov.br. No mesmo endereço, também é possível verificar os postos físicos de atendimento. Para ter acesso, basta realizar o login no Gov.br

Os beneficiários também serão avisados por mensagem no extrato de pagamento do benefício ou no aplicativo. No caso dos beneficiários da Tarifa Social, eles podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica. 

O Ministério da Cidadania estipula que a cada dois anos, ou quando houver alguma alteração na composição familiar, endereço ou na renda familiar, os inscritos no CadÚnico devem atualizar as informações. 

Até outubro de 2022, as famílias com cadastros que foram atualizados em 2016 ou 2017 precisarão atualizar os dados. Já os que atualizaram os dados em 2018 e 2019, serão chamados para realizar o procedimento nos próximos anos. O governo federal tem como previsão que ao menos 8 milhões de famílias possam atualizar os seus dados neste ano. 

Para receber os benefícios do Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia e ID Jovem, é necessário atualizar os dados para que seja garantido o recebimento dos auxílios. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.