MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Google Maps lança novo recurso pelo celular que você precisa conhecer

O gigante de tecnologia lançou novo recurso do Google Maps para celular nesta quarta-feira (8); veja detalhes e saiba mais sobre nova ferramenta

Um homem segura um celular com o app aberto do Google Maps
Um homem segura um celular com o app aberto do Google Maps - Canva - Google Maps lança novo recurso pelo celular

Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 09/06/2022, às 17h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A ferramenta Google Maps lançou um novo recurso nesta quarta-feira (8) que você precisa conhecer. Agora, os usuários passam a ter mais uma opção dentro do aplicativo disponível para os sistemas Android e iOS. Saiba mais detalhes. 

A novidade é que o Google Maps passou a mostrar a qualidade do ar no próprio mapa. Os usuários podem saber, antes de ir a algum lugar, se o ar está fresco ou não. Entretanto, a funcionalidade só está disponível para algumas regiões. 

Já viu? +++ Confirmado calendário para pagamentos de aposentadoria do INSS em junho; confira

Google Maps lança novo recurso pelo celular; saiba mais 

Para utilizar a nova ferramenta, é necessário ativá-la, após esse procedimento, o mapa passa a mostrar pontos coloridos para apresentar se o índice do ar está bom ou não. Esses indicadores vão alternando entre as cores verde; que significa bom, amarelo; quer dizer razoável, vermelho; ruim e violeta; muito ruim. Além de ser possível visualizar o Índice de Qualidade do Ar (IQAr) sem ter que sair do mapa do Google.

A opção "Qualidade do ar", o botão fica posicionado entre as teclas para habilitar os dados da covid-19 e de incêndios. O app ainda apresenta uma análise detalhada, quando apertado no indicador, quem utiliza a ferramenta pode ter acesso ao índice número que avalia a qualidade do ar. 

Segundo publicação do Terra, o app para um sensor que está disponível em São Francisco, nos Estados Unidos, diz que "a qualidade do ar é satisfatória e a poluição apresenta pouco ou nenhum risco".

Afinal, quando a novidade chegará ao Brasil 

Até o momento, o recurso ainda não chegou ao país. O portal Terra também realizou testes que indicaram que a ferramenta só pode ser usada, por enquanto, nos Estados Unidos e na Índia. Os testes também foram feitos no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), que avisaram que "não há informações sobre esta região". Essa ferramenta poderia ser um forte aliado para quem tem rinite ou doenças respiratórias.  

Veja de onde vem os dados do novo recurso lançado pelo Google Maps 

No suporte da aplicação, o Google diz que os dados são fornecidos por parceiros, como estações de monitoramento governamentais. Sobre o assunto, o site de busca diz que "quando o parceiro não é uma estação de monitoramento oficial do governo, fazemos as medições do sensor e calculamos uma média ponderada usando o algoritmo NowCast. Em seguida, aplicamos o fator de correção da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (US EPA)."

A empresa também observou que os dados do Google Maps podem ser afetados por vários fatores. Estes incluem nuvens de fumaça, terreno, velocidade e direção do vento. Outras fontes de poluição por partículas finas também afetam os resultados.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.