MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Gastos com transporte escolar e autoescolas poderão ser deduzidos do Imposto de Renda em breve

Atualmente, somente gastos com educação formal, com limite anual de R$ 3.561,50 por pessoa, são permitidos para dedução no imposto de renda

Gastos com transporte escolar e autoescolas poderão ser deduzidos do Imposto de Renda em breve
Freepik

Victor Meira | [email protected]
Publicado em 26/07/2022, às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Apesar de estar vinculado com gastos com educação, o pagamento de transporte escolar e autoescolas não podem ser deduzidos pelo Imposto de Renda. Entretanto, há um projeto de lei na Câmara dos Deputados para permitir a dedução com estes gastos na declaração anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF).

Pelo menos é o que diz o Projeto de Lei 1310/22 de autoria do deputado Abou Anni (União-SP). O texto prevê a dedução com despesas de transporte escolar e cursos de formação de condutores.

+Auxílio Brasil realiza últimos 4 pagamentos do benefício de julho nesta semana

A Lei 9.250/95 autoriza a dedução de despesas com instrução do contribuinte e dos dependentes no limite anual de R$ 3.561,50 por pessoa, desde que referentes a creches, pré-escolas, ensino básico e superior (inclusive pós-graduação) ou educação profissional (ensino técnico e tecnológico). Logo, gastos com autoescola não estão inseridos nele. 

A obrigatoriedade do Estado de garantir a educação do povo extrapola a mera construção de escolas e contratação de professores, pois nada disso adianta caso os estudantes não tenham condições de deslocamento até a sala de aula”, defende Abou Anni.

Ao prever que gastos com capacitação, atualização e reciclagem de condutores sejam deduzidos do Imposto de Renda, a proposta estimula a realização desses cursos, sendo esperada direta repercussão na redução do elevado número de vidas perdidas em acidentes de trânsito”, continuou o parlamentar paulista.

+Quem foi o grande vilão da inflação em julho? Veja quais produtos mais subiram e desceram

O projeto de lei ainda tramita em caráter conclusivo e deve ser analisado em breve pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

*com informações da Agência Câmara de Notícias

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.