MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Foi demitido? Saiba como investir dinheiro da rescisão trabalhista

Saber como investir o dinheiro da rescisão trabalhista ajuda o profissional a passar por esse período tão difícil até a realocação no mercado de trabalho

Foi demitido? Saiba como investir dinheiro da rescisão trabalhista
Foi demitido? Saiba como investir dinheiro da rescisão trabalhista - Freepik

JEAN ALBUQUERQUE | [email protected]
Publicado em 01/02/2022, às 17h21

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma demissão pega o trabalhador de surpresa e muitos deles não estão programados financeiramente para ficar sem aquela renda esperada todos os meses. Até conseguir uma nova fonte de renda, o trabalhador não terá receitas. Saber como investir o dinheiro da rescisão trabalhista ajuda o profissional a passar por esse período tão difícil até a realocação no mercado de trabalho. 

A partir do tempo de trabalho, o desempregado tem direito a um bom montante. Porém é necessário pensar com cautela sobre o que fazer com os valores. Saber o que fazer com o dinheiro a receber dependerá do motivo da demissão e do regime de contratação. 

+ Projeto de lei proíbe demissão de servidores públicos da área de educação durante pandemia

Foi demitido? Entenda como investir dinheiro da rescisão trabalhista 

Quando o trabalhador era contratado pelo regime da CLT pode ter o contrato de trabalho rescindido por diversos motivos, o que vai impactar no valor total a ser recebido da rescisão trabalhista. No caso do trabalhador dispensado por justa causa, ele tem direito a receber o saldo de salário, adicionado às férias simples e vencidas. Já aqueles que são dispensados sem justa causa, devem receber o aviso prévio proporcional, férias simples, férias vencidas em dobro, férias proporcionais acrescidas de 1/3, 13º salário proporcional e FGTS com a indenização de 40% do valor.

Logo após receber o montante da rescisão trabalhista, o trabalhador pode separar uma quantia que possa cobrir as despesas por seis meses, além de realizar uma aplicação com alta liquidez, com curto prazo e pouca flutuação. Neste caso, os Fundos DI ou fundos de renda fixa podem ser uma ótima opção.   

Conheça algumas opções de investimentos; Saiba mais 

Algumas aplicações não rendem tanto quanto como muitos pensam. Se escolher por essa opção e optar por sacar os valores antes do aniversário da poupança, perde-se dinheiro. Veja algumas opções:

  • CDBS
  • Contas digitais com rendimentos automáticos
  • Fundos simples
  • Títulos do Tesouro Direto ligados à Selic

Nesses tipos de investimentos, o trabalhador pode resgatar o dinheiro a qualquer momento, tendo um bom retorno positivo. Embora com a realização dos investimentos você precisará pagar  o Imposto de Renda sobre os rendimentos de forma regressiva. Quanto maior o tempo de investimento, menor o valor a ser cobrado. A alíquota varia de 22,5%, para investimentos de até 180 dias (seis meses), até 15%, para aplicações acima de 720 dias (dois anos).

Empreender com o valor da rescisão trabalhista. Entenda 

Muitos trabalhadores aproveitam a oportunidade para usar o montante da rescisão trabalhista para montar o próprio negócio. Porém é necessário avaliar e estudar o mercado no qual se presente investir. Bem como formalizar o próprio negócio, escolher o tipo de empresa, o regime de tributação, preparar a papelada, registrar o contrato social na Junta Comercial, entre outras medidas, são ações necessárias para abrir qualquer negócio.

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.