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Fim do EAD? MEC estuda encerrar modalidade de alguns cursos; Veja quais são eles

O MEC está avaliando a possibilidade de encerrar a modalidade de ensino à distância (EaD) para alguns cursos. Saiba mais sobre as possíveis mudanças e os cursos afetados

Fim do EAD? MEC estuda encerrar modalidade de alguns cursos; Veja quais são eles
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Victor Meira

Victor Meira

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Publicado em 06/12/2023, às 11h31

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O Ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, anunciou que o governo federal está considerando proibir que cursos de licenciatura sejam 100% EaD (Educação a Distância). A ideia é definir um percentual da carga horária que deve ser presencial. Esta medida vem após a suspensão das autorizações para novos cursos 100% EaD em novembro, por um período de 90 dias.

Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) 2022 mostraram que menos de 50% dos alunos brasileiros têm conhecimento básico em matemática e ciências.

Com este cenário, o Ministro destacou a importância do PISA como ferramenta para orientar as decisões políticas do governo brasileiro.

Camilo ainda expressou a preocupação com a formação dos professores brasileiros, especialmente à luz desses resultados.

Apesar da pandemia de covid-19, o Brasil manteve um desempenho estável no PISA desde 2009. No entanto, 73% dos estudantes brasileiros avaliados apresentaram desempenho em matemática abaixo do básico, colocando o Brasil entre a 62ª e 68º posição no ranking da OCDE.

O secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, elogiou o Brasil por manter a estabilidade, apesar do fechamento prolongado das escolas durante a pandemia.

Diante dos baixos resultados em matemática, o Ministro Camilo Santana reconheceu que melhorar a educação nesta disciplina é um grande desafio. Ele lamentou que nenhum estudante brasileiro tenha alcançado o nível mais elevado da avaliação.

A coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica do Inep, Clara Machado da Silva Alarcão, ressaltou que o Brasil se manteve estável, enquanto outros países tiveram queda de desempenho. Ela observou que, em 2022, os países da OCDE registraram uma queda relevante, mas que, no Brasil, isso não aconteceu, apesar da situação pandêmica que o país experimentou nos anos anteriores à aplicação do PISA.

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