MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Feriado de Proclamação da República: confira o que abre e fecha em São Paulo

O feriado de Proclamação da República vai afetar o funcionamento de órgãos públicos e também de empresas privadas. Confira o que abre e fecha

Bandeira do Estado de São Paulo hasteada
Bandeira do Estado de São Paulo hasteada - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

[email protected]

Publicado em 14/11/2022, às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O feriado de Proclamação da República vai afetar o funcionamento de órgãos públicos e também de empresas privadas em todo o país nesta terça-feira, 15 de novembro de 2022. As agências bancárias, por exemplo, estarão fechadas em todos os municípios. São Paulo é conhecida como a cidade que não para, mas alguns serviços vão ser suspensos amanhã.

Um deles é justamente o dos bancos, sejam eles públicos ou privados. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os caixas eletrônicos de autoatendimento estarão disponíveis e os clientes também terão acesso aos serviços online, por meio do internet banking em site e aplicativos.

"As contas de consumo [água, energia, telefone, etc.] e os carnês com vencimento no dia do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil”, ressaltou a Febraban.

As agências dos Correios também vão interromper o atendimento no feriado, retomando no horário regular na quarta-feira (13). As unidades do Poupatempo, igualmente, não vão funcionar amanhã. Porém, 245 serviços digitais do Poupatempo podem ser acessados pelo portal do órgão, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e pelo assistente virtual do Poupatempo, que atende no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Algumas unidades dos restaurantes do programa Bom Prato, que oferece refeição saudável por apenas R$ 1,00, destinada às pessoas de baixa renda, vão abrir no feriado. São elas: unidades 25 de Março, Brás, Campos Elísios, Guaianases, Lapa e São Mateus.

Os comércios particulares têm autonomia para abrir ou fechar, mas, em geral, tendem a fechar ou, pleo menos, reduzir o horário do expediente. Na dúvida, é melhor ligar antes de ir ao local.

Serviços essenciais

Os serviços essenciais, como atendimento médico de urgência e emergência e segurança pública, não serão interrompidos no feriado de Proclamação da República. Delegacias e hospitais abrirão nesta terça. Também vão funcionar os prontos-socorros estaduais.

Os ambulatórios médicos de especialidades (AME), o Centro de Referência ao Idoso, o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) e as unidades da Farmácia Dose Certa vão fechar no feriado nacional.

Abaixo, confira os equipamentos municipais da saúde que vão atender o público normalmente na terça:

  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) – das 7h às 19h;
  • AMAs/UBSs Integradas – das 7h às 19h, inclusive para vacinação;
  • Hospitais Municipais (HMs);
  • Prontos-socorros Municipais (PSMs);
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Transporte público

As linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) seguirão a programação equivalente a um dia de domingo amanhã, com menos ônibus em circulação. Os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão operar com intervalos médios iguais aos de um sábado. Com exceção da Linha 1-Azul, que terá frota de um dia útil, as demais terão oferta de trens semelhante a um domingo.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.