MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Feriado de Corpus Christi: sou obrigado a trabalhar na data? Entenda

Fique por dentro do que funciona, o que diz a legislação e sobre a obrigatoriedade de trabalhar no Corpus Christi. Agências bancárias não funcionam dia 16

Se Corpus Christi for facultativo em seu estado, sua empresa poderá exigir sua presença sem remuneração
Se Corpus Christi for facultativo em seu estado, sua empresa poderá exigir sua presença sem remuneração - Agência Brasil

Pedro Miranda* | [email protected]
Publicado em 13/06/2022, às 17h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta quinta-feira (16) é comemorado na tradição católica, o Corpus Christi, data que celebra a Eucaristia, o corpo e o sangue de Jesus Cristo. A data existe desde 1264, instituída pelo papa Urbano IV. Com procissões pelo país, o dia também costuma ser dedicado a confecção de tapetes coloridos artesanais com desenhos religiosos.

E mesmo sendo uma data religiosa, também está incluída oficialmente no calendário do estado e por isso, ainda levanta muitas dúvidas entre trabalhadores e empregadores. Fique por dentro do que funciona, o que diz a legislação e sobre a obrigatoriedade de trabalhar no feriado de Corpus Christi.

De acordo com a Lei Federal 9.093/1995, cada município do país pode ter até 4 feriados religiosos por ano. A Sexta-feira Santa é obrigatória no calendário. Por isso, a lei municipal de cada estado define se Corpus Christi será um dia útil na jornada de trabalho.

Sou obrigado a trabalhar no feriado de Corpus Christi?

Em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba, Corpus Christi é feriado porque há leis municipais sobre o assunto. Em capitais como Recife, São Luís, Florianópolis e Belém, não há legislação sobre a data. Então nessas cidades o Corpus Christi é facultativo e cabe à empresa decidir se vai funcionar.

Se o seu estado considerar a data feriado, sua empresa pode até exigir que você compareça, mas desde que haja algum tipo de compensação, como pagar horas dobradas ou fornecer um banco de horas para compensar o feriado. Se Corpus Christi for facultativo em seu estado, sua empresa poderá exigir sua presença sem remuneração de qualquer espécie como se fosse um dia útil normal.

Para estados que estabelecem feriado, é decisão do empregador liberar o trabalhador na sexta-feira. Muitas vezes, as empresas que escolher por ampliar os feriados exigem alguma forma de compensação dos funcionários, como o uso de saldos de horas bancárias.

Agências bancárias estarão fechadas na próxima quinta-feira, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Na sexta-feira as agências voltam a funcionar normalmente. A bolsa de valores (B3) também será fechada no dia 16, mas vai ser aberta no dia 17.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.