MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Fed eleva taxa de juros dos Estados Unidos; saiba como isso afeta a sua vida no Brasil

Alta dos juros nos Estados Unidos é uma resposta para o combate à inflação na maior economia do mundo

Fed eleva taxa de juros dos Estados Unidos; saiba como isso afeta a sua vida no Brasil
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

[email protected]

Publicado em 21/09/2022, às 17h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Federal Reserve (Fed) - espécie de Banco Central do Estados Unidos - subiu 0,75% na taxa de juros norte-americana, que opera agora em um intervalo entre 3% e 3,25% ao ano. Além disso, o órgão sinalizou que até o final do ano a taxa pode subir para 4,40% e no ano que vem 4,60%, sem a perspectiva de reduzi-la no curto prazo. 

O órgão estadunidense ressalta que aumentou a taxa de juros para frear o crescimento da inflação no país. O CPI de agosto (sigla em inglês para Índice de Preços ao Consumidor) - a inflação oficial - subiu 0,1%, enquanto esperava-se uma deflação, com uma taxa acumulada de 8,3%, a maior dos últimos 40 anos. 

“O comitê está fortemente comprometido em devolver a inflação na casa dos 2%”, afirma o Fed. 

+Auxílio Brasil: mulheres são responsáveis por mais de 80% dos beneficiários principais

A entidade ainda cita que “os indicadores recentes apontam um crescimento modesto nos gastos e na produção”, contudo, a expectativa é a manutenção da desaceleração da economia norte-americana. A projeção de crescimento dos EUA é de 0,2% em 2022.

O desemprego também está crescendo no país, cuja taxa atual está em 3,8%, mas deve avançar para 4,4% no final de 2023, segundo o relatório do Fed.

Como a alta dos juros dos EUA pode afetar o Brasil

Os juros mais altos nos Estados Unidos podem afetar em duas direções: diminuição do capital externo e valorização do dólar. 

Com os juros mais altos nos Estados Unidos, o investidor estrangeiro tem preferência em aplicar o seu dinheiro no tesouro americano, considerado o mais seguro do mundo. Com isso, eles retiram as aplicações em países emergentes, como o Brasil, para direcionar para os EUA. 

+Você é a favor do pequeno furto deixar de ser punido com prisão? Entenda o furto famélico

Logo, com menos dólares circulando por aqui, a tendência é uma valorização da moeda norte-americana. Como as principais commodities do mundo são cotadas a dólar, os preços dos produtos no Brasil podem ter um aumento generalizado nos preços e, como consequência disso, a inflação pode voltar a ser um pesadelo na vida dos brasileiros. 

+++Acompanhe as principais informações do Auxílio Brasil na editoria de Sociedade do JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.