MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Entenda como funciona o exame antidoping que suspendeu Gabigol por fraude

Atacante do Flamengo perde a chance de disputar importantes competições, como a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro. Veja como funciona o exame

O que é antidoping e como funciona o exame?
O que é antidoping e como funciona o exame? - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 25/03/2024, às 19h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em um julgamento acirrado e com placar apertado de 5 a 4, o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) suspendeu o jogador Gabigol por dois anos por fraude em exame antidoping. A punição, válida desde 8 de abril de 2023, impede o atleta de atuar até abril de 2025, mas ainda cabe recurso.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

Tudo começou em abril de 2023, quando um exame antidoping realizado no CT do Flamengo detectou irregularidades na amostra de Gabigol. Após meses de investigação e audiências, o TJD-AD concluiu que o jogador fraudou o exame e, como consequência, aplicou a pena de suspensão.

Com a suspensão, o atacante do Flamengo perde a chance de disputar importantes competições, como a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro. O jogador ainda pode recorrer da decisão, mas o futuro em campo é incerto.

O que é antidoping e como funciona o exame? 

Uma das alegações na denúncia está relacionada à demora e ao descumprimento das instruções por parte do atacante durante a realização do exame antidoping. Enquanto os demais jogadores do Flamengo realizaram o teste antes do treino matinal das 10h, Gabigol foi exceção nesse processo. O incidente ocorreu em 8 de abril de 2023, no centro de treinamento do clube, o Ninho do Urubu.

Segundo os responsáveis pelo exame, o jogador não se apresentou para realizar o teste antes do treino, ignorou a equipe após a atividade e seguiu para o almoço. O comportamento dele foi descrito como desrespeitoso, pois não seguiu os protocolos indicados, pegou o recipiente de coleta sem aviso, demonstrou irritação quando um oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta e, por fim, entregou o recipiente aberto, indo contra as instruções fornecidas.

O exame antidoping é uma ferramenta crucial para garantir a justiça e a ética no esporte. Através da análise de amostras de sangue ou urina, busca-se detectar o uso de substâncias proibidas que podem beneficiar artificialmente os atletas.

A lista de substâncias banidas pela Agência Mundial Antidopagem (WADA) é extensa e inclui anabolizantes, estimulantes, diuréticos, hormônios do crescimento e agentes mascarantes. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) conduz o procedimento conhecido como "doping surpresa", frequentemente realizado sem aviso prévio nos locais de treinamento. 

O objetivo do exame é garantir que todos os atletas estejam competindo em igualdade de condições, protegendo aqueles que não se dopam e preservando a integridade do esporte.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.