MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enem 2022: Hoje (28) é o último dia para entrar com recurso para isenção negada

Além dos pedidos de isenção negados do Enem 2022, hoje (29) também é o último dia para quem faltou na última prova de pedir isenção

Enem 2022: Hoje (28) é o último dia para entrar com recurso para isenção negada
Divulgação

Victor Meira | [email protected]
Publicado em 25/04/2022, às 10h40 - Atualizado em 29/04/2022, às 09h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Já está aberto o prazo de apresentação de recursos para os estudantes que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição negado para o Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio). O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informa que o prazo termina hoje (29). Além disso, essa data também é válida para aqueles que faltaram no último Enem e desejam pedir isenção para a prova deste ano. 

Os resultados dos pedidos de isenção, bem como daqueles que não fizeram a prova, apesar de terem conseguido a isenção para o Enem 2021 foram publicados pelo Inep na última sexta-feira (22). 

O resultado foi apresentado na Página do Participante. É por meio dessa página que a formalização do recurso deve ser apresentada. Para acessá-la, entre no link acima. 

Os resultados das análises dos recursos para pedido de isenção serão divulgados dia 6 de maio.

“Para justificar a ausência, o participante precisa observar a opção escolhida como motivo da falta, conforme anexo I do Edital n.º 14/2022, e anexar a documentação correspondente. No caso do participante que teve a solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 reprovada pelo Inep, é também necessário enviar a documentação que comprove a situação de solicitação de isenção, conforme listado no anexo II do edital. Os documentos devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB”, informou, por meio de nota, o Inep.

Puderam entrar com solicitação de isenção os que estão no último ano em escola pública, que fizeram todo o ensino médio em instituições públicas ou que cursaram o ensino médio como bolsistas integrais em escolas privadas.

Pedido de isenção do Enem 2022: renda é um dos principais critérios

Um dos critérios mais fortes para liberar o pedido de isenção é a renda. Para ter direito ao benefício, o estudante deve comprovar que a família tenha renda per capita (renda por pessoa) menor do que o valor equivalente a um salário mínimo e meio. Ademais, têm direito também os alunos de famílias inscritas no Cadastro Único de programas sociais do governo federal.

A concessão da isenção ou a aceitação da justificativa de ausência não garantem inscrição na prova. O aluno nessas situações deve realizar a inscrição na página do participante, de acordo com os requisitos apresentados no site do Inep.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.