MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Encceja 2022: MEC divulga edital com datas do exame; confira

O órgão também informou as datas das provas do Encceja 2022 para quem mora no exterior e pessoas privadas de liberdade. As inscrições são gratuitas

O órgão também informou as datas das provas do Encceja 2022 para quem mora no exterior
O órgão também informou as datas das provas do Encceja 2022 para quem mora no exterior - Agência Brasil

Pedro Miranda* | [email protected]
Publicado em 16/05/2022, às 17h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta segunda-feira (16) o Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A medida foi publicada no Diário Oficial da União. De acordo com o documento, o período de inscrição do Encceja 2022 será de 24 de maio a 4 de junho.

A realização do exame é voluntária e destinada a jovens e adultos que ainda não concluíram os estudos na faixa etária adequada a cada etapa educacional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site.

As solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social deverão ser feitas nesse mesmo período. Desta forma, para obter o certificado do ensino fundamental, podem se inscrever aqueles que atingiram a idade de 15 anos completos. Para obter o certificado de ensino médio, a idade mínima exigida pelo MEC é de 18 anos no dia da prova.

+++Veja quando será paga a segunda parcela do 13º do INSS; confira calendário

Provas do Encceja 2022 serão aplicadas em agosto

De acordo com o Instituto Nacional de Educação Anísio Teixeira (Inep), a prova Encceja 2022 será realizada no dia 28 de agosto. As provas da versão do exame para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, Encceja PPL, estão marcadas para os dias 11 e 12 de outubro.

O Inep também informou as datas das provas do Encceja para quem mora no exterior. O Encceja Exterior será aplicado no dia 18 de setembro, enquanto a realização do Encceja External PPL está programada para 19 e 30 de setembro.

Conforme indicado nas diretrizes do exame, para passar no exame, os alunos devem obter pelo menos 100 no teste objetivo e média mínima de 5 pontos na redação.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.