MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Em SP, Bolsonaro vence no interior e Lula na capital; Veja resultado nos outros estados

Lula ganhou na capital paulista, onde teve 47,50% dos votos, mas Bolsonaro levou a melhor nas cidades do interior e, por isso, acabou vencendo no estado, com 47,71% dos votos. Petista venceu em mais estados

Lula e Bolsonaro lado a lado
Lula e Bolsonaro lado a lado - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

[email protected]

Publicado em 03/10/2022, às 18h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Mais de 123,6 milhões de brasileiros foram às urnas ontem (2) para votar em cinco cargos eletivos, entre eles o de presidente da República. Como as pesquisas indicavam, Lula (PT) foi o mais votado, com 57.258.115 (458,4%) dos votos válidos, enquanto Bolsonaro recebeu 51.071.277 (43,2%). A disputa será decidida no 2º turno, em 30 de outubro.

Maior colégio eleitoral do país, São Paulo realizou a maior eleição da história com eleitorado recorde de 34.667.793 pessoas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também foi registrada máxima histórica de votos facultativos, com 358.167 eleitores com menos de 18 anos e 3.540.895 eleitores com mais de 70 anos.

Conforme prevê a Constituição Federal, o voto no Brasil é obrigatório somente para pessoas alfabetizadas com idade entre 18 anos completos e 70 anos. Entre 16 e 18 incompletos e após 70 anos, assim como para quem é analfabeto, é facultativo comparecer às urnas.

+Veja as penalidades para quem não votou e como justificar a ausência online

Lula ganha na capital; Bolsonaro, no interior

O ex-presidente Lula ganhou na capital paulista, onde teve 47,50% dos votos. Porém, atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro levou a melhor nas cidades do inteior e, por isso, acabou vencendo no total geral no estado, com 47,71% dos votos.

Ao todo, o petista apresentou desempenho melhor em 130 cidades paulistas, saindo vitorioso na maior parte da Região Metropolitana de SP, em localidades como São Bernardo do Campo, Francisco Morato e Itapecarica da Serra.

Já o ex-capitão do Exército teve a preferência dem 515 municípios, incluindo os da região mais pobre de São Paulo: o Vale do Ribeira, que abriga Eldorado, onde viveu. Lá, ele alcançou 50,31% dos votos. Apesar disso, conquistou bem menos cidades paulistas do que no 2º turno de 2018, quando venceu em 631 dos 645 municípios existentes.

+Saiba quem precisa licenciar o veículo em São Paulo no mês de outubro

Lula vence em mais estados

Conforme apuração feita pelo TSE, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) venceu em 14 estados brasileiros e Bolsonaro, em 13. Lula se saiu melhor em todos os estados do nordeste, enquanto o candidato do Partido Liberal (PL) no Centro-Oeste e no Sul.

Na região norte a disputa ficou mais equilibrada: Lula ganhou em quatro e Bolsonaro, em três. No sudeste, apenas um estado votou mais no petista. Os outros três da região preferiram o atual chefe da nação.

Confira abaixo em quais unidades da federação cada um performou melhor:

Lula: Amazonas; Pará; Amapá; Maranhão; Tocantins; Piauí; Ceará; Rio Grande do Norte;
Paraíba; Pernambuco; Sergipe; Bahia; Alagoas; e Minas Gerais.

Bolsonaro: Roraima; Rondônia; Acre; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Goiás; Distrito  Federal; São Paulo; Paraná; Santa Catarina; Rio Grande do Sul; Espírito Santo; e Rio de Janeiro.

Terá 2º turno em 30 de outubro

Cerca de 155 milhões de eleitores aptos a votar terão de retornar às urnas em 30 de outubro para escolher o próximo presidente da República. Além disso, 12 estados do país terão nova votação para escolha de seus governadores porque nenhum candidato que concorria ao executivo estadual deles conseguiu mais da metade dos votos válidos ontem.

Veja quais são os estados e os políticos que vão se enfrentar no 2º turno para governador:

  • Alagoas: Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União)
  • Amazonas: Wilson Lima (União) x Eduardo Braga (MDB)
  • Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT) x ACM Neto (União)
  • Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) x Marato (PL)
  • Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB)
  • Paraíba: João Azevêdo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB)
  • Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) x Raquel Lyra (PSDB)
  • Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) x Eduardo Leite (PSDB)
  • Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União) x Marcos Rogerio (PL)
  • Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) x Décio Lima (PT)
  • Sergipe: Rogério Carvalho (PT) x Fábio (PSD)
  • São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) x Fernando Haddad (PT)

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos. 

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.