MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Eletrobras lança oferta de ações com valor de R$ 35 bi

A operação de capitalização da Eletrobras envolverá ofertas iniciais e secundárias simultâneas de ações ordinárias no Brasil e no exterior; confira

A Eletrobras tem capacidade instalada de geração de energia de cerca de 51 gigawatts (GW)
A Eletrobras tem capacidade instalada de geração de energia de cerca de 51 gigawatts (GW) - Divulgação

Pedro Miranda* | [email protected]
Publicado em 27/05/2022, às 14h32

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta sexta-feira (27), a Eletrobras lançou uma venda de ações com o objetivo de fechar o capital e o negócio que poderá movimentar cerca de 35 bilhões de reais com base nos lotes de reposição e no valor das notas no fechamento do dia anterior. Prospecto preliminar entregue à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O negócio, que envolve a maior empresa de geração, transmissão e comercialização de energia da América Latina, será precificado em 9 de junho, e o preço da oferta será determinado com base no interesse dos investidores. Excluindo as ações suplementares, a oferta da Eletrobras seria de 30,69 bilhões de reais.

A operação de capitalização da Eletrobras envolverá ofertas iniciais e secundárias simultâneas de ações ordinárias no Brasil e no exterior, o que diluirá a participação do Estado na empresa de 72% para pelo menos 45%. A oferta primária será inicialmente de 627.675.340 novas ações. A oferta secundária inclui 69.801.516 ações atualmente detidas pelo banco de desenvolvimento BNDES.

+++Saque FGTS será liberado para nascidos em setembro amanhã (28); Saiba como pegá-lo

Eletrobras pretende aumentar níveis de investimento

O preço de fechamento das ações ordinárias da companhia na B3 e ADS em 26 de maio foi de 44 reais e US$ 9,23 por ADS representados por ADR, valor apenas indicativo da operação e "podendo variar para mais ou para menos”, conforme a conclusão do Procedimento de Bookbuilding". O comunicado da Eletrobras também detalhou que o número de ações da oferta inicial poderá ser acrescido de um lote suplementar de até 15% do total de ações.

Com a oferta oficialmente lançada ao mercado, o próximo passo é um “roadshow” para apresentar a oportunidade e captar o interesse de investimento dos investidores dada a demanda do mercado pela operação e o valor final por ação da oferta. A Eletrobras tem capacidade instalada de geração de energia de cerca de 51 gigawatts (GW) (equivalente a 29% do parque gerador brasileiro) e mais de 70.000 quilômetros de linhas de transmissão, representando 43,1% da rede nacional.

Um dos propósitos da capitalização é permitir que as empresas aumentem os níveis de investimento e se tornem mais competitivas no mercado - as empresas estatais não participam ou vencem leilões organizados pelo governo há muitos anos. A empresa também deve contribuir com mais de 30 bilhões de reais para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) ao longo dos anos para ajudar a aliviar as tarifas de energia para os consumidores e canalizar recursos para a revitalização da bacia hidrográfica.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.