MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Eleitor que não fez cadastro biométrico pode votar neste domingo (30)?

Segundo turno das eleições está marcado para ocorrer neste domingo (30); saiba se o eleitor que não realizou o cadastro biométrico está apto a votar

Um homem registra biometria na urna eletrônica
Um homem registra biometria na urna eletrônica - Agência Brasil - Cadastro biométrico
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 29/10/2022, às 16h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O segundo turno das Eleições 2022 está marcado para ocorrer neste domingo (30). Ao todo, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos mais de 156,5 milhões de eleitores aptos a votar, cerca de 188 milhões estão com cadastro biométrico em dia, de acordo com as normas da Justiça Eleitoral, o que corresponde a 75,5% do total do eleitorado.

Já os outros 38,4 milhões, o que totaliza 24,48% dos eleitores, não realizaram a coleta de impressões digitais. No momento, para prevenir o contágio da covid-19, esse procedimento continua suspenso desde 2020. 

+ Pesquisa interna (tracking) do PSD mostra vitória de Bolsonaro com mais de 60% dos votos

Eleitor sem cadastro biométrico pode votar?

A resposta é sim. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) todos que estão com situação regular poderão votar, mesmo os sem as digitais registradas. Isto é, a ausência da biometria não impede o voto. 

Quem está nesta situação pode apresentar para identificação um documento válido, que pode ser o e-Título, caso o aplicativo tenha fotografia do eleitor. Caso não tenha, será necessário apresentar um documento oficial com foto, que pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, certificado de reservista, identidade funcional emitida por órgão de classe e até carteira de trabalho. Você pode consultar a lista completa de documentos válidos clicando aqui

e-Título só pode emitir documento digital até hoje 

O e-Título está disponível nos sistemas Android e iOS e o eleitor pode baixá-lo para emitir o documento digital para o segundo turno até este sábado (29). Quem deixar para realizar o procedimento no dia da eleição não conseguirá abrir o aplicativo. 

Ainda de acordo com o TSE, o eleitor está proibido de entrar na cabine de votação com o celular, assim como aconteceu no primeiro turno. A proibição também acontece para o transporte de armas e munições, em todo o país, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores no dia das eleições, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem.

*Com informações da Agência Brasil 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.