MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Eleições 2022: votos brancos e nulos no 1º turno foram os menores em 20 anos

No balanço feito nesta segunda (3) sobre o 1º turno das Eleições 2022, Moraes destacou a redução dos votos nulos e brancos. Pleito foi tranquilo em todo o país

Observadores das Eleições 2022 afirmaram que as urnas eletrônicas são seguras e confiáveis
Observadores das Eleições 2022 afirmaram que as urnas eletrônicas são seguras e confiáveis - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 03/10/2022, às 21h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O primeiro turno das Eleições 2022 teve o menor número de registro de votos brancos e nulos dos últimos cinco pleitos. A taxa registrada no domingo (2) foi de apenas 4,2%, em comparação com quase 9% na eleição de 2018, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, destacou a redução dos votos nulos e brancos em seu pronunciamento nesta segunda sobre sobre o balanço do pleito. Ele também observou que a taxa de abstenção em 2022 está próxima de 21%, que é a média das eleições anteriores.

Moraes salientou que o primeiro turno foi marcado por eleições pacíficas em todo o país. O Ministério da Justiça e Segurança Pública registrou quase 380 casos de boca de urna, além de 87 situações de compra de votos e corrupção eleitoral. Também foram identificadas 71 violações de sigilo de voto, e 62 ocorrências de transporte ilegal de eleitores.

+++ Calendário do Auxílio Gás de outubro é antecipado; veja novas datas

Observadores das Eleições 2022 afirmaram que as urnas eletrônicas são seguras e confiáveis

Cerca de 90 observadores da Missão de Observação Eleitoral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa acompanharam o trabalho, incluindo a abertura e o fechamento das seções eleitorais. Nesta segunda-feira, pós primeiro turno, membros da comissão, em Brasília, leram a carta de conclusão sobre o pleito brasileiro.

As urnas eletrônicas também revelaram “seguras e confiáveis" segundo documentos preliminares, e não foram identificados incidentes que ponham em dúvida a transparência do processo de votação. A comissão também destacou que as ações foram realizadas de "maneira pacífica e ordeira" e parabenizou o povo brasileiro, em especial as autoridades e cidadãos diretamente envolvidos no processo.

A Missão de Observação Eleitoral é uma entidade da Rede de órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Os representantes da missão vieram de países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor Leste.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.