MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Eleições 2022: saiba como justificar o voto 100% online

Primeiro turno das eleições 2022 está marcado para ocorrer no dia 2 de outubro; caso não possa comparecer no dia da votação, veja como justificar o voto

Um celular aberto com o aplicativo e-Título
Um celular aberto com o aplicativo e-Título - Agência Brasil - Eleições 2022
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 23/09/2022, às 19h08

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No dia 2 de outubro ocorre o primeiro turno das eleições 2022 e os brasileiros vão ter a oportunidade de escolher presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais. 

Caso você esteja impossibilitado de votar ou fora do seu domicílio eleitoral, deve justificar a sua ausência à Justiça Eleitoral. É simples, rápido e todo o processo pode ser realizado 100% online. Vale lembrar que no país a partir dos 18 anos e até os 70 anos de idade, o voto é obrigatório. 

+ Aumenta o número de candidaturas femininas nas Eleições 2022; é o maior desde 2002

Saiba como justificar 

O eleitor pode realizar a justificativa pela internet ou presencialmente. Na internet, o procedimento pode ser feito pelo aplicativo e-Título. Nele, o usuário precisará ir no menu "mais opções", onde há uma aba para realizar o pedido de justificativa online.  

Também pode ser feito o mesmo pedido pelo Sistema Justiça, que pode ser acessado nos sites do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais. No caso deles, só é possível fazer os pedidos de justificativa após o dia da votação. Para isso, o eleitor deve informar os dados pessoais e declarar o motivo da ausência às urnas, além de documentação que comprove o motivo da falta. 

Os eleitores também podem preencher e apresentar um formulário de justificativa em local de votação designado para receber o pedido. Neste caso, deverá ser apresentado um documento de identificação com foto.

Para Justiça Eleitoral, é aceito como documento de identificação com foto:

  • Título eletrônico com foto;
  • Carteira de identidade;
  • Passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, como carteira de categoria profissional legalmente reconhecida; 
  • Prova de imposto de reserva;
  • Carteira de motorista estadual;
  • Permissão de trabalho.

Saiba o prazo 

Independente de ser pela internet ou presencialmente, o prazo para o eleitor realizar o pedido de justificativa é de 60 dias após cada turno da votação. Para o primeiro turno, a ausência deve ser justificada até 1º de dezembro de 2022. Já se houver segundo turno, o prazo segue até 9 de janeiro de 2023. 

Multa 

Se os eleitores que não foram votar não justifiquem a ausência no prazo estabelecido, terão que pagar multa. Não estar em dia com a Justiça Eleitoral acarreta em alguns problemas, como impossibilidade de tirar passaporte ou carteira de identidade, participar de concurso público, dentre outras. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.